Encontro Brasileiro de Alimentos Funcionais Encontro Brasileiro de Alimentos Funcionais





× Avatar
Esqueci minha senha.

×
Acesso Restrito
Esqueci minha senha.

Encontro Brasileiro de Alimentos Funcionais


O Encontro Brasileiro de Alimentos Funcionais – ENBRAF ocorrerá nos dias 29 e 30 de agosto de 2019. A comissão organizadora do ENBRAF é composta por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá – UEM e Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC campus Chapecó.

Em sua primeira edição o evento tem como objetivo geral promover o debate sobre Alimentos Funcionais entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que atuam na área de alimentos funcionais, visando à divulgação de pesquisas, a inovação tecnológica e o bem estar da população.

Durante o ENBRAF, palestras com áreas temáticas pertinentes ao objetivo do evento serão ministradas por pesquisadores convidados e especialistas na área de alimentos funcionais. Está prevista uma sessão de pôsteres com apresentação de trabalhos técnicos e científicos, sobre temas relevantes do cenário atual.

CERTIFICADOS DISPONIVEIS (CLIQUE AQUI)

CLIQUE AQUI E RESPONDA AO QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO SOBRE O EVENTO

Datas importantes

 

Atividades

Datas
Inscrições (1° Lote) 01/04/2019 a 08/07/2019
Inscrições (2° Lote) 09/07/2019 a 29/08/2019
Submissão de trabalhos 01/04/2019 a 30/06/2019 15/07/2019
Data limite para correção dos trabalhos 08/08/2019
Divulgação dos trabalhos aceitos 12/08/2019
Realização do evento 29/08/2019 e 30/08/2019


Programação

 



Atividades

    • 29/08/2019 - Palestra 1 - Inovação tecnológica e alimentos funcionais
      Prof. Msc. Jayme Augusto Menegassi Azevedo - FoodCompany

      Local: . Horário: 8:00 - - Vagas: 0

      O conceito de inovação já se caracteriza por ser algo novo que visa melhorias em todos os segmentos e falando em produção de alimentos, cada vez mais temos que ser competitivos e produzindo alimentos seguros e com isso a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias de processo é de fundamental importância neste novo cenário. O mundo e as pessoas estão constantemente mudando seus hábitos alimentares e uma dessas mudanças mais significativas está no fato de estarem se preocupando em incorporar na sua dieta alimentos que possam contribuir de maneira eficaz na melhoria de sua saúde. Os alimentos funcionais de uma forma geral vêm a contribuir com a melhoria na qualidade de vida, pois ao mesmo tempo em que nos alimentamos, estamos também ingerindo algum componente que contribuirá para a nossa saúde. Clique aqui para obter o arquivo (PDF) da palestra. 
       




    • 29/08/2019 - Palestra 2 - Bebidas funcionais
      Lucas Montanari - Com Ciência Saúde

      Local: . Horário: 10:30 - - Vagas: 0
      Resumo: Com o grande aumento de incidência de doenças ligadas à um estilo de vida sedentário e uma alimentação inadequada, tem-se observado uma crescente busca da sociedade por alimentos e bebidas que fazem bem à saúde, tais como os produtos e preparações probióticas com microrganismos vivos, que tem formado uma base para nutrição humana funcional. O consumo frequente de bebidas açucaradas, como sucos artificiais e refrigerantes, estão associados à prevalência de obesidade no Brasil e no mundo e, com isso, bebidas saudáveis probióticas e gaseificadas como a Kombucha, o Kefir e o Rejuvelac surgem como uma boa alternativa saudável de consumo, com um grande crescimento no mercado e também uma alta popularização da produção artesanal caseira. Diversos estudos científicos trazem informações de suas propriedades antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias, anticarcinogênicas e resultados promissores no tratamento de doenças metabólicas, dentre outros diversos benefícios para a saúde. Clique aqui para obter o arquivo (PDF) da palestra.



    • 29/08/2019 - Palestra 3 - Alimentos funcionais e nutrição esportiva
      Profa. Dra. Gabriela Datsch Bennemann - UNICENTRO

      Local: . Horário: 14:00 - - Vagas: 0

      Resumo: A prática de exercícios físicos é um dos pilares para se alcançar qualidade de vida e saúde. Entretanto, apesar dos benefícios da prática esportiva, diversas são as evidências científicas de que o esporte, principalmente o de alto rendimento, pode produzir adaptações no corpo que podem gerar estresse oxidativo, predisposição a lesões e envelhecimento precoce. Os princípios da nutrição funcional aplicados à nutrição esportiva tem direcionado diversos estudos, apresentando alimentos, com seus compostos bioativos, que contribuem para a performance conjuntamente à modulação de possíveis desequilíbrios orgânicos que comprometem tanto o desempenho quanto a saúde de atletas e praticantes de atividade física. Clique aqui para obter o arquivo (PDF) da palestra.

       



    • 29/08/2019 - Palestra 4 - Alimentos funcionais e seus benefícios à saúde
      Prof. Dr. Mario Roberto Marostica Junior - UNICAMP

      Local: . Horário: 16:00 - - Vagas: 0

      Resumo: A associação entre sobrepeso, resistência à insulina e doenças cognitivas tem sido evidenciadas. A resistência à insulina leva à fosforilação da proteína Tau, o que leva à formação de seus emaranhados o que é um marcador do Alzheimer, assim como a formação de placas de beta-amiloide. A sinalização da insulina no hipocampo é importante para o metabolismo celular e sobrevivência dos neurônios, sendo positivamente correlacionada com a memoria e funções cognitivas. De outra forma, a inflamação crônica da obesidade e consequente prejuízo da sinalização da insulina estão relacionadas a neurodegeneração e problemas cognitivos. Por outro lado, alguns componentes fenólicos da dieta parecem reverter alguns desses fenômenos descritos por meio da redução do estresse oxidativo, regulação do peso, diminuição da resistência à insulina e inflamação e danos cognitivos. A casca da jabuticaba possui substâncias bioativas que podem reverter a resistência à insulina ocasionada pela ingestão de dieta hiperlipídica. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo demonstrar o efeito da casca de jabuticaba na recuperação dos danos cognitivos proporcionados pela ingestão de diet hiperlipídica. 




    • 30/08/2019 - Palestra 5 - Alimentos funcionais na alimentação animal
      Profa. Dra. Ana Luiza Bachmann Schogor - UDESC

      Local: . Horário: 8:00 - - Vagas: 0

      Resumo: O conceito de alimentos funcionais é amplamente utilizado na nutrição humana. Porém, há anos estes mesmos benefícios são estudados na nutrição animal. Neste sentido, serão apresentados alguns resultados de pesquisa sobre quais alimentos são utilizados, e quais os benefícios para o animal e também, como os compostos funcionais são transferidos para produtos de origem animal. Esta é uma ampla área de pesquisa nacional e internacional, e muito promissora pensando em alimentos nutracêuticos, obtidos de forma natural. Clique aqui para obter o arquivo (PDF) da palestra.




    • 30/08/2019 - Palestra 6 - Alimentos Probióticos: fontes de origens e benefícios na alimentação animal
      Dr. Sandro Martins de Oliveira - Universidade Autônoma de Madrid

      Local: . Horário: 10:00 - - Vagas: 0

      Resumo: Probioticos são denominados alimentos que contém microrganismos vivos que quando ingeridos em determinada quantidade, apresentam efeito benéfico sobre a saúde e bem-estar do hospedeiro. O sistema digestivo é de extrema importância para manter a saúde e a boa nutrição, pois é nele que o alimento é digerido e os nutrientes são absorvidos. Para que ele esteja em pleno funcionamento, é necessário que a flora intestinal esteja equilibrada, que a mucosa esteja íntegra e as microvilosidades perfeitas. Os avanços dos estudos sobre digestão e nutrição dos seres humanos permitem que, a cada dia, sejam produzidas novas pesquisas direcionadas a saúde animal e com isso, novos produtos sejam formulados, visando sempre atender e auxiliar o trânsito grastrointestinal, para proporcionar o que há de mais adequado à fisiologia do animal. Clique aqui para obter o arquivo (PDF) da palestra.




    • 30/08/2019 - Palestra 7 - Farinhas funcionais
      Profa. Dra. Francine Lorena Cuquel - UFPR / Sr. Fernando Voese - Quinta das Cerejeiras

      Local: . Horário: 13:30 - - Vagas: 0

      O Brasil apresenta uma riquíssima diversidade de frutas nativas, muitas delas existentes somente aqui e que são pouco ou nada exploradas comercialmente. Praticamente todas elas apresentam elevada qualidade nutricional e funcional, mas, principalmente em função da sua perecibilidade,  sua comercialização in natura se restringe a poucos dias e a pequenas distâncias. Isto faz com que sejam conhecidas apenas local e regionalmente. A busca por formas de otimizar seu aproveitamento e ampliação de uso desses frutos sem perder suas características nutricionais e sensoriais é, além de um  grande desafio, alternativa viável para seu consumo, quer seja como alimento funcional, quer seja como ingrediente no desenvolvimento de novos produtos. Clique aqui para obter o arquivo (PDF) da palestra.




    • 30/08/2019 - Palestra 8 - Os benefícios da Própolis Verde para saúde
      Rosângela da Silva Fusco de Carvalho - Biocorpus

      Local: . Horário: 14:30 - - Vagas: 0

      Resumo: A própolis verde é um tipo de resina natural produzida pelas abelhas, e vem sendo fonte de estudos científicos por suas inúmeras propriedades terapeuticas. Seus benefícios chamam a atenção por mostrar ação antioxidante, anti-inflamatória antimicrobiana e cicatrizante. Componentes como Artepillin C (ácido 3,5-diprenil-4-hidroxicinâmico) e flavonoides entre eles a quercetina são alguns dos ativos que marcam os beneficio da própolis verde, a qual é obtida da resina do “Alecrim do Campo” (alecrim vassourinha), onde foram encontrados diferentes compostos de grande importância farmacológica e alimentar. Dessa forma vamos conhecer a importância destes compostos no nosso organismo, a quantidade de benefícios que eles podem proporcionar, e as formas de utilização como complemento em tratamentos e também como preventivo, assim melhorando a qualidade de vida e longevidade. Clique aqui para obter o arquivo (PDF) da palestra.

       





    • 30/08/2019 - Mesa redonda - A pesquisa e o mercado de alimentos funcionais
      Mediadora - Profa. Dra. Paula Toshimi Matumoto Pintro - Universidade Estadual de Maringá - UEM

      Local: . Horário: 15:30 - - Vagas: 0

      Participantes:
        Profa. Dra. Ana Luiza Bachmann Schogor - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

        Sr. Fernando Voese - Quinta das Cerejeiras Alimentos Ingredientes Ltda
        Dra. D
      anielle Paula de Oliveira - Universidade Estadual de Maringá - UEM
        Dra. Mayara Alves Schroder - Universidade Federal do Paraná - UFPR
        Dra. Carolina Pimentel - DSM 
        Sra. Juliana Nava da Silva - Benedita Pães Artesanais








Período de inscrição

Fique atento aos prazos para inscrições!


  • Data Inicial 01/04/2019
  • Data Final 29/08/2019
  • A submissão de trabalhos só poderá ser feita após a inscrição no evento *
  • Inscrições fechadas.

Valores

CategoriaAtéValor
Acadêmico (1º Lote)08/07/201980.00
Não acadêmico (1º Lote)08/07/2019120.00
Acadêmico (2° Lote)29/08/2019100.00
Não acadêmico (2º Lote)29/08/2019150.00


Procedimento de inscrição

Clique em "Quero me inscrever" e preencha seus dados pessoais.

As vagas são limitas.
É de extrema importância que todos os campos sejam preenchidos.
OBS: Não há necessidade de se inscrever nas palestras separadamente, ao realizar a inscrição o participante estará inscrito automáticamente.

Taxa de inscrição

1. Acesse a área do participante em "Acesso do participante";
2. Clique em "Efetuar o pagamento";
3. Imprima o boleto;
4. Após o pagamento do boleto, sua inscrição será homologada em até 5 dias;
5. 
Caso haja algum probelma para gerar o boleto clique aqui.
6. Insira o código de recolhimento: Acadêmico: 5518 / Profissionais: 5519                                                        

inscrição

Inscrever

Hoje é 19/10/2019


×

Inscrição

Selecione o tipo de inscrição
CategoriaValor
Acadêmico (1º Lote)80.00
Não acadêmico (1º Lote)120.00
Acadêmico (2° Lote)100.00
Não acadêmico (2º Lote)150.00

Precisa de ajuda?





>>>CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS ANAIS DO EVENTO<<<


>>>CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A RELAÇÃO DE TRABALHOS ACEITOS PARA APRESENTAÇÃO (POSTER) E CÓDIGO DOS TRABALHOS <<<

Seleção dos trabalhos: A submissão de trabalhos será realizada online, na página do evento no periodo de 01/04/2019 até as 24h do dia 15/07/2019. No ato da submissão o inscrito deve selecionar a área temática (lista abaixo) do trabalho. Cada inscrito poderá submeter até 2 trabalhos (resumo expandido), os quais serão apresentados na forma de pôster. Para elaboração do resumo consulte as normas para elaboração de trabalhos. Os trabalhos deverão ser submetidos em arquivo PDF. Os pôsteres também devem ser elaborados de acordo com as normas de apresentação de trabalhos  (PDF PPTX). É necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento. Fique atento ao seu e-mail, após avaliação, caso seja necessária alguma correção, você receberá um e-mail com as correções e deverá reenviar o trabalho. Os trabalhos selecionados para apresentação no ENBRAF serão divulgados até o dia 12/08/2019. 
Premiações: O trabalho que receber a melhor avaliação segundo o comitê cienti¦co receberá o certi¦cado de melhor trabalho apresentado no Encontro Brasileiro de Alimentos Funcionais. Os cinco melhores trabalhos, de acordo com a área temática, poderão ser publicados na revista cienti¦ca PubSaúde (ISSN 2595-1637) ou na revista cienti¦ca Pubvet (ISSN 1982-1263). Os anais do evento disponíveis na internet.

Período de submissão de trabalhos: de 01/04/2019 a 15/07/2019

Áreas

  • 1 - Alimentos funcionais na alimentação humana
  • 2 - Alimentos funcionais na alimentação animal
  • 3 - Alimentos funcionais: compostos naturais e tecnologia

Formatos

  • Resumo expandido (4 páginas)



Organização
Profa. Dra. Paula Toshimi Matumoto Pintro (Coordenadora)UEM
Profa. Dra. Cássia I. L. Franco Rosa (Vice-Coordenadora)UEM
Profa. Dra. Ana Luiza Bachmann Schogor UDESC
Dra. Ana Carolina Pelaes VitalUEM
MSc. Fernando Antônio Anjo UEM
MSc. Bianka Rocha Saraiva UEM
Lucas Henrique Maldonado da Silva UEM
Elisângela de CesaroUEM
Ana Carolina Viscardi PlefhUEM
Heloísa Dias BarbosaUEM
Anderson LazzariUEM

LOCAL

Restaurante central da Sociedade Rural de Maringá. Avenida Colombo, 2186, Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, Maringá -Paraná

CONTATO

Sugestões/críticas

Comissão Organizadora
Telefone: (44) 3011-8946 / (44) 3011-1357