Seja bem-vindo/a ao ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UEM - EDIÇÃO 2025! O EFUEM, organizado pela Pró-Reitoria de Ensino da Universidadade Estadual de Maringá (PEN/UEM), ocorrerá no período de 26 a 28 de março de 2025 e tem como tema central: "Acesso e permanência no ensino superior". O evento tem como objetivo geral analisar e debater sobre o papel da ação docente no Ensino Superior, tendo em vista as questões políticas, didáticas e metodológicas que perpassam o processo de planejamento, execução e avaliação nesta etapa formativa.
Abertura oficial
Palestra de abertura: (a definir)
Carlos Eduardo Moreno Sampaio - Diretor de Estatísticas Educacionais (INEP)
Horário: 8h às 12h
Mesa Redonda
Tema: Didática no Ensino Superior
Profa. Dra. Geovana Ferreira Melo - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Prof. Dr. Júlio Emilio Diniz Pereira - Universidade Federal de Minas Gerai (UFMG)
Mediadora: Profa. Dra. Heloisa Toshie Irie Saito - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Horário: 14h às 17h
Fique atento aos prazos para inscrições!
Inscrever
Hoje é 10/02/2025
ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UEM - EDIÇÃO 2025
Normas para Apresentação de Trabalhos
1 AUTORES DOS TRABALHOS
a)Pode se inscrever por trabalho até seis autores, incluindo orientador e co-orientador;
b)Cada autor pode enviar até cinco trabalhos e, apresentar dois;
c)O orientador é isento da taxa de inscrição e, não há limite de orientandos para participar do evento;
d)Fica a critério do grupo a escolha de quem apresenta o trabalho: pode ser um ou dois autores. O importante é que não ultrapasse o tempo máximo de apresentação.
2 REDAÇÃO DOS RESUMOS PARA ENVIO
Título e subtítulo;
Nome (s) do (s) autor (es) ;
Nome do orientador;
Conter 200 e 250 palavras;
Constar: introdução; objetivos; metodologia; resultados, discussão e conclusão.
Palavras-chave: no máximo 5.
3 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
a)Os trabalhos selecionados terão suas apresentações em sessões,_____________________
b)Os autores no momento do envio do trabalho devem optar pela forma de apresentação do trabalho no evento: comunicação oral ou painel (pôster);
3.1COMUNICAÇÃO ORAL
a)As comunicações orais serão realizadas nas salas de aula do Campus II;
b)Cada trabalho terá até 15 minutos para apresentação. Após a apresentação, haverá 5 minutos para o autor responder perguntas ou esclarecer dúvidas;
c)O apresentador terá à disposição, na sala de aula, um microcomputador com PowerPoint e um projetor multimídia (Data Show).
3.2 PAINEL (PÔSTER)
a)Os trabalhos serão apresentados em sessões temáticas e pelo menos um autor deverá permanecer durante toda a sessão para apresentar e discutir o trabalho;
b)Os autores serão responsáveis pela colocação e retirada de seus painéis na área de exposição do evento, a qual será divulgada com antecedência;
c)Estrutura
Fonte Times New Roman;
Título (negrito, tamanho: mínimo 36, máximo 58);
Nome (s) do (s) autor (es) (alinhado à direita, tamanho: mínimo 30, máximo 40);
Nome do orientador (alinhado à direita, tamanho: mínimo 30, máximo 40);
Pôster com até 750 palavras. Espaço entre linhas simples, tamanho: mínimo 30, máximo 40;
Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados e discussão; Conclusão
Palavras-chave: no máximo 4;
Referências (fonte tamanho 16);
Nota de rodapé e legendas (tamanho 16);
d) Normas técnicas
A citação deve estar de acordo com a NBR 10520 – ABNT e, as referências NBR 6023
–ABNT. Somente as obras citadas no corpo do trabalho poderão ser referenciadas;
e) Formatação
0,90 centímetros de largura ou 0,75 cm ou aproximado;
120 centímetros de altura ou100 cm ou aproximado.
f) Quadros, gráficos, figuras (imagem) e tabelas
As figuras, quadros, gráficos e tabelas devem estar próximas a sua citação e centradas no corpo do texto
Todos os quadros, gráficos, figuras devem ser legendados, segundo a recomendação da ABNT. A legenda e o título localizam-se abaixo da imagem.
Já as tabelas são regidas pelas normas tabulares do IBGE, a localização da legenda é abaixo da tabela. Já o título e número, acima da tabela.
4 SELEÇÃO DOS TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO
a)Serão aceitos resultados de pesquisa nas modalidades: relato de experiência, relato de caso clínico, pesquisa bibliográfica, pesquisa experimental, pesquisa de levantamento e outras. Serão aceitos também apresentação de projetos de pesquisa;
b)A seleção dos trabalhos submetidos à comissão de avaliação do evento e em atendimento a este Regulamento será realizada de acordo com as seguintes etapas:
Etapa 1: Análise dos trabalhos de acordo com o regulamento ;
Etapa 2: Divulgação dos trabalhos aprovados para a participação .
5 CERTIFICAÇÂO
a)O inscrito que tiver o trabalho aprovado e apresentado na ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UEM - EDIÇÃO 2025 receberá um certificado de apresentação de trabalho, a inclusão do resumo nos anais da ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UEM - EDIÇÃO 2025 e concorrerá à premiação dos melhores trabalhos do evento;
b)Caso o trabalho não seja aprovado de acordo com o regulamento da ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UEM - EDIÇÃO 2025, os inscritos terão direito a um certificado como ouvinte, comprovando sua presença no evento.
6 DIREITOS AUTORAIS
Os trabalhos inscritos poderão, a critério da Comissão Organizadora , serem divulgados, ou mesmo, publicados, sem qualquer pagamento de direitos autorais aos seus autores que, ao se inscreverem, estão cientes do caráter de serviço à comunidade, sem fins lucrativos, de que se reveste a ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UEM - EDIÇÃO 2025.
7. COMO ENVIAR RESUMOS
Os resumos deverão ser enviados somente através do painel do participante Não serão aceitos trabalhos via correio tradiciona ou por e-maill.
Caso os resumos dos trabalhos sejam enviados mais de uma vez, somente será considerado o primeiro que foi enviado.
A Comissão Científica se reserva no direito de não acolher a inscrição de trabalhos que não esteja de acordo com as normas propostas pelo evento ou que considere inadequado para apresentação na ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UEM - EDIÇÃO 2025
Obs. Os casos omissos neste regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora do evento.
Sugestões/críticas