38 SEMANA DO ADMINISTRADOR DAD/UEM 38 SEMANA DO ADMINISTRADOR DAD/UEM





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38 SEMANA DO ADMINISTRADOR DAD/UEM


Seja bem-vindo à 38ª SEMAD - Semana do Administrador da UEM!

ENCERRADAS AS INSCRIÇÕES PARA A SEMAD!

         A SEMAD é um evento científico-acadêmico realizado anualmente pelo Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá, que este ano ocorrerá entre 24/09/2018 e 28/09/2018, na Universidade Estadual de Maringá. O evento é aberto ao público em geral e busca por contribuições de pesquisadores e profissionais de diferentes áreas dentro da temática deste evento.


Programação

    • 24/09/2018 - Local: Auditório do DACESE (Bloco 125)

      ABERTURA
       
      19 h – 19h30min: Recepção e entrega de material
       
      19h30min: Cerimônia de Abertura da 38ª Semad DAD/UEM – Empreendedorismo Jovem

      19h45min: Apresentação artística do Quarteto de Cordas Misto

      20h:  Composição da mesa

      20h30min: Palestra de abertura: 
      Geração Empreendedora - todos podem empreender 

       
            Conheça os pontos mais marcantes da história da Aliança Empreendedora, organização social fundada por jovens universitários, e reflita sobre os desafios e a potência atual dessa geração e como ela se relaciona com o trabalho. Como o empreendedorismo pode ser uma solução para inquietudes da juventude da atualidade? Vamos entender mais do contexto das diversas juventudes e especificidades de sua jornada empreendedora. 
      PALESTRANTE
      CRISFANNY SOARES SOUZA

          Coordenadora de projetos e há 7 anos atua pela Aliança Empreendedora no desenvolvimento de pessoas e metodologias de apoio ao surgimento e fortalecimento de negócios que promovam a transformação social por meio da inclusão econômica. Tem experiência em negócios inclusivos e é replicadora da metodologia da Aliança levando inclusive a outros países como Moçambique.  Psicologa pela UFPR e ativista pelos direitos humanos foi consultora do Fundo de Populações das Nações Unidas atuando em movimentos sociais pela juventude, mulheres e população negra.

       

      22:30h:  Coquetel de Abertura



    • 25/09/2018 - Local: Bloco E-34

      COMUNICAÇÕES ORAIS

      19h – 19h30min: Recepção e encaminhamento dos participantes
      19h30min – 21h: Comunicações Orais dos trabalhos
      21:00-21:20min: Intervalo
      21:20-23 h: Comunicações Orais dos trabalhos

      Apresentadores: discentes e docentes da UEM e outras instituições
      Coordenadores de sessão: Professores do DAD e Discentes do PPA
      Serão 7 salas simultâneas de atividades
       
      Visita técnica à empresa Romagnole no período matutino (VAGAS LIMITADAS).





    • 26/09/2018 - Local: Auditório do DACESE (Bloco 125)

      SESSÃO DE MINI PALESTRAS

      19h – 19h30min – Recepção e encaminhamento dos participantes
      19h30min – 20:15min: mini palestra com representante da Incubadora Tecnológica de Maringá
      20:15min 
       21h: mini palestra com representante do Sebrae 
      21:00 
      – 21:20min: Intervalo
      21:20 
      – 23:00min – 3 Relatos de experiência de empreendedores.

       
      Visita técnica à empresa Cocamar (VAGAS LIMITADAS) no período matutino e a Incubadora Tecnológica, no período da tarde 
      (VAGAS LIMITADAS).




    • 27/09/2018 - Local: BLOCO E-34

      Visita técnica à empresa Incoplast no período matutino (VAGAS LIMITADAS) e a empresa Recco no período da tarde (VAGAS LIMITADAS).

      Minicursos no período Noturno

      MINICURSO 1
      19:30 ÀS 21:00 E 21:20 ÀS 22:30

      Título: Ingressei no curso de Administração! E agora?
       
      Resumo: As opções para um estudante de administração são inúmeras. A proposta é apresentar as opções de trabalho e estudos ao longo da graduação para cumprir o requisito das atividades acadêmicas complementares e dar os primeiros passos profissionais. Após a graduação é possível complementar os estudos na área profissional ou acadêmica. A opção pela academia exige conhecimentos e desenvolvimento de habilidades específicas que abrem um leque de opções. Já a atuação no mercado pode se dar em empresas, ONGs, entidades estatais ou abertura da própria organização (empresa tradicional, entidades sem fins lucrativos ou em startups). Uma opção não exclui a outra e o indivíduo pode optar por reposicionar a carreira, mas precisará desenvolver novas competências e habilidades. Independente do ramo em que atue precisará de comprometimento e dedicação para que possa se destacar como profissional.
       
      Ministrante: Anderson Katsumi Miyatake
       
      Biografia resumida: Graduado e Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Educação a Distância pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (FAINSEP). Docente de graduação no ensino presencial e na modalidade a distância. Experiência como coordenador de cursos nos cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Produção Industrial, Gestão Comercial e Marketing. Atualmente Diretor de Parcerias Acadêmicas na Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Paraná Regional Noroeste, docente na modalidade EAD na Unicesumar, membro do Núcleo de Empretecos do Programa Empreender ACIM e cofundador da startup TINDIN.



    • 27/09/2018 - Local: BLOCO E-34

      MINICURSO 2
      19:30 ÀS 21:00 E 21:20 ÀS 22:30

      Título: Branding: construindo marcas relevantes
       
      Resumo: A construção de marcas relevantes depende do equilíbrio de diversos fatores e, para alguns empresários, o principal deles é o investimento financeiro. No entanto, ao longo da história, marcas que receberam grandes investimentos simplesmente não conquistaram o público como o planejado e desapareceram. Por este motivo, é importante compreender quais fatores são realmente fundamentais para criar uma base sólida, capaz de proporcionar perenidade, já considerando as rápidas mudanças às quais a marca estará exposta. O objetivo do minicurso é apresentar os fatores essenciais, do ponto de vista de Branding (Gestão de Marcas), para construir uma marca de valor. Para isso, serão apresentadas análises de casos de fracasso e de casos de sucesso, além da explanação estruturada do projeto de uma marca regional que tem alcançado visibilidade, mesmo tendo investimentos relativamente baixos. O minicurso poderá instigar jovens que desejam empreender, trazendo um contraponto ao paradigma de que a construção de uma marca depende apenas de consideráveis investimentos financeiros.
       
      Ministrante: Denise Rosa 

      Biografia resumida: Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, pós-graduada em Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa, mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Ampla experiência profissional na área de Marketing e diversas atualizações acadêmicas nas áreas de Inovação, gestão e comunicação. Atualmente, atua como colaboradora voluntária do Instituto Fashion For Better e é consultora independente na área de Branding.




    • 27/09/2018 - Local: BLOCO E-34

      MINICURSO 3
      19:30 ÀS 21:00 E 21:20 ÀS 22:30
       
      Título: Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho
       
      Resumo: O minicurso intitulado “Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho” visa tratar, sob o ponto de vista jurídico e sociológico, dos fenômenos do assédio moral e do assédio sexual, quando os mesmos acontecem no ambiente de trabalho e, especificamente, no ambiente universitário. "Assediar" significa estorvar, perseguir, hostilizar, importunar, molestar. Todas essas formas de assédio apresentam certas pautas comuns, como o exercício de uma violência compulsiva de uma pessoa ou um grupo de pessoas contra a outra com o fim de subjugá-la e humilhá-la, perseguindo-a continuamente e submetendo-a a um grave e constante atentado à sua dignidade e integridade moral e/ou sexual. O objetivo do curso é mostrar os possíveis encaminhamentos para a prevenção e a repressão destes fenômenos dentro e fora da Universidade.
       
      Ministrante: Gisele Mendes de Carvalho

       
      Biografia resumida: Pesquisadora do CNPq. Possui Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Mestrado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado (2007) e Pós-Doutorado (2009) em Direito Penal pela Universidade de Zaragoza, Espanha. Professora Associada de Direito Penal da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Penal e Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Dogmática penal, Parte Especial do Código Penal brasileiro, Genética, Biodireito, Consentimento do ofendido, Responsabilidade médica, Eutanásia, Assédio moral e Lei Maria da Penha. Atual Coordenadora da Especialização em Ciências Penais da Universidade Estadual de Maringá. Atual Diretora Adjunta do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Maringá (mandato 2016-2020).
       



    • 27/09/2018 - Local: BLOCO E-34

      MINICURSO 4
      19:30 ÀS 21:00 E 21:20 ÀS 22:30

      Título: Ferramentas Ágeis para a Inovação
       
      Resumo: O minicurso abordará, brevemente, o conceito de inovação, bem como sua importância, tipos e grau. Além disso, serão apresentadas as metodologias de Design e Adventure Thinking, ambas utilizadas no auxílio à ideação, modelagem e definição de modelos de negócios ou projetos. Ao final, será pedido aos participantes para colocarem em prática o tema, ajustando uma das ferramentas ao seu cotidiano.
       
      Ministrante: Jean da Silva Baldaia
       
      Biografia resumida: Engenheiro de produção com ênfase em software e Especialista de gestão empresarial pela Universidade Estadual de Maringá. Experiência de 6 anos com gestão da inovação em empresas de TI. Atualmente, gerente de inovação na TecnoSpeed S/A.



    • 27/09/2018 - Local: BLOCO E-34

      MINICURSO 5
      19:30 ÀS 21:00 E 21:20 ÀS 22:30

      Título: Entenda sobre investimentos e como isso pode impactar seu futuro
       
      Resumo:  O minicurso abordará a importância do conhecimento sobre investimentos; o que é o mercado financeiro e de ações; como é a atuação de empresas de investimentos no ramo; algumas profissões deste segmento; e as formas mais comuns de empreendimento no mercado financeiro: agentes autônomos e desenvolvimento de Fintechs. 
       
      Ministrante: Jhonatan Tonsic
       
      Biografia resumida: Graduação em Ciências Contábeis. Três anos de atuação em controladoria no setor de commodities agrícolas em Cuiabá-MT e há dois anos atua no mercado financeiro como assessor de investimentos na SVN em Maringá.



    • 27/09/2018 - Local: BLOCO E-34

      MINICURSO 6
      19:30 ÀS 21:00 E 21:20 ÀS 22:30

      Título: Educação Financeira: aprendendo a administrar as finanças pessoais
       
      Resumo: O minicurso visa prover informações sobre comportamentos básicos que levam os indivíduos a organizar suas finanças pessoais (e familiar). Além do planejamento financeiro, o minicurso abordará um conjunto de informações que objetivam estimular o hábito de cortar gastos, investir, consumir e utilizar o crédito de forma consciente, visando multiplicar ganhos e acumular riqueza.
       
      Ministrante: Vilma Meurer Sela
       
      Biografia resumida: Doutora em Administração Pública e Governo, pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2017). Mestre em Gestão de Negócios (2003), pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Administração (1999), pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Adjunto (TIDE) do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora do curso de Especialização em Gestão Pública Municipal (EaD). Atua nas áreas de Administração Financeira e Administração Pública.



    • 28/09/2018 - Local: Auditório do DACESE (Bloco 125)

      Visita técnica à empresa Morena Rosa (VAGAS LIMITADAS) no período matutino.

      ENCERRAMENTO
       
      19 h – 19h30min: Recepção

      19h30min – 21h: "Os desafios que o empreendedor jovem enfrenta e como superá-los"
       Palestrante: Michael Hideki Yamao Tamura
      Biografia resumida: Nascido em 1989, o maringaense Michael Tamura é sócio proprietário da Agência VQV Eventos, Hollic Eventos, BRL Congressos e Tamura Alimentos. Formado em publicidade e propaganda com ênfase em marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, o empresário trabalhou por muito tempo como colaborador de grandes empresas em São Paulo capital, tendo como marco em sua carreira cases como Comissão de Frente da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, Craques do Brasileirão de Futebol e os 15 Anos da Árvore de Natal do Bradesco na lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. O empresário atua na área de eventos em Maringá desde 2012 acumulando em sua carteira clientes como: Sicredi União, Unimed, Vivo, Itaú, rede de farmácias Nissei, Lojas Pernambucanas, entre outros. Em 2017 abriu a BRL Congressos, empresa sediada em Londrina, com foco em eventos educacionais, produtora responsável, por exemplo, pelo Congresso Empresarial Paranaense (Foz do Iguaçu) da FACIAP - Federação das Associações Comerciais do Paraná. A caçula das suas empresas, Hollic Eventos, atua na área de entretenimento, realizando eventos que proporcionam a inclusão e a diversão do público. Em 2018 realizou o pós carnaval em Maringá, reunindo mais de 10.000 pessoas na Vila Olímpica. Michael também é degustador e classificador de café, atuando como responsável pela comunicação da marca Café Tamura Gourmet na empresa familiar. Além da vida profissional, Tamura acumula cargos associativistas voluntários, sendo vice presidentes para assuntos de Micro e Pequenas Empresas da ACIM e Presidente do conselho Empreender da ACIM (Associaçõa Comercial de Maringá), Vice Presidente da FACIAP Jovem, Presidente da APP Maringá (Associação dos Profissionais de Propaganda), Diretor Administrativo do Maringá Convention & Visitors Bureau e Conselheiro na CONAJE (Confederação Nacional do Jovem Empresário).




    • 28/09/2018 - Local: Auditório do DACESE (Bloco 125)

      ENCERRAMENTO

      21h – 22h: " 
      Empreendedorismo no segmento da alimentação orgânica: relato da experiência da Naturingá - Associação de Produção e Consumo Consciente e Comércio Justo e Solidário."
      Palestrante: Edson Leonardo Pilati
      Alguns tópicos que serão abordados: a construção do comercio justo e solidário e do consumo consciente de alimentos orgânicos pela Integração efetiva entre agricultor e consumidor final com incentivo à regionalização e aos mercados locais através do fortalecimento da Rede de Produção Sustentável da Agricultura Orgânica e Agroecológica Familiar. 
      - Agroecologia e Produção de Alimentos Saudáveis Orgânicos (um mercado em expansão) oportunidades e riscos para novos empreendimentos.
      - O que é Economia Solidária e a Autogestão
      - O que é o Movimento pelo Consumo Consciente e Comercio Justo.
      Biografia resumida:  Edson Leonardo Pilati é Historiador formado na Universidade Estadual de Maringá. Tem MBA em Autogestão e Economia Solidária com experiência em organização de cooperativas e empreendimentos de iniciativas populares e empresas recuperadas pelos trabalhadores. Coordenou a implantação de Instituição comunitária de crédito popular na Serra Gaúcha e atualmente é Gerente da Naturingá Alimentos.

      22h – 22h30min: Cerimônia de Premiação

      22h30min: Coquetel de Encerramento

       








Período de inscrição

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A inscrição de trabalhos não requer pagamento no ato da inscrição, apenas caso o artigo seja aprovado, um dos autores precisa se inscrever no evento para realizar a apresentação do trabalho.
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38ª SEMAD - SEMANA DO ADMINISTRADOR DA UEM

Normas para Apresentação de Trabalhos

  • O artigo deve seguir o modelo do evento. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MODELO!
  • Cada artigo pode conter até 5 autores.
  • Cada autor pode submeter até 5 artigos, independentemente da posição de autoria ou co-autoria.
  • Não serão permitidas inclusão de autores após a submissão do artigo. Consulte seus professores e orientadores para inclusão dos mesmo como autores antes da submissão!!!
  • Os melhores artigos receberão indicação Fast Track para encaminhamento para as revistas parceiras da SEMAD 2018.
  • Serão premiados os três melhores artigos em cada categorias. As categorias são 'Graduação' e 'Pós-Graduação'
    • ​A Categoria Graduação consiste em artigos realizados preponderantemente por alunos de graduação, que atuaram diretamente em todas as partes da pesquisa e tiveram orientações de seus professores orientadores.
    • Categoria Pós-Graduação consiste em artigos que possuam alunos de pós-graduação como autores ou coautores, que atuaram de forma a potencializar o nível do artigo.
    • ​Caso existam casos que a participação do aluno pós-graduando não esteja clara, a comissão científica sugere que o artigo seja submetido para a Categoria Pós-Graduação.
      ​ Adicionalmente, outras dúvidas podem ser solucionadas com a Comissão Organizadora da SEMAD 2018.​
    • Os autores informarão a qual categoria o artigo representa no momento da submissão.
Período de submissão de trabalhos: de 00/00/0000 a 00/00/0000

Áreas

  • Administração da Produção
  • Administração Financeira
  • Gestão de Pessoas
  • Administração de Marketing
  • Administração de Tecnologias e Sistemas de Informação
  • Estudos Organizacionais
  • Ensino e Pesquisa em Administração
  • Administração da Inovação
  • Administração Pública
  • Gestão Ambiental

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