Cód. Trabalho: 85 | Palavras-chave: Educação, Escola Inclusiva, Educação Especial.
Título: UMA EDUCAÇÃO NADA ESPECIAL NA ESCOLA INCLUSIVA
Autor(es): Adriano Rodrigues Mansanera
Resumo: O homem não deve ser visto como um ser imutável e acabado, e sim como um ser em processo constante de transformação, processo este que o leva a diferenciar-se da natureza na medida em que é capaz de transformá-la conscientemente, segundo suas necessidades e possibilidades. É nesse contexto de transformação da atividade humana que a criança também assume posições diversas na sociedade e no tempo histórico, posição esta, sem dúvida, bem retratada por Ariès (1981, p.273), que afirma: “a densidade social não deixava lugar à família. Não que a família não existisse como realidade vivida: seria paradoxal contestá-la. Mas ela não existia como sentimento ou como valor”. Somente no século XVII teriam ocorrido mudanças nas quais a escola passou a substituir a aprendizagem tradicional e tornou-se o principal meio de educação, chamado de escolarização.