Título: Extensão universitária: Estatística da UEM nas Redes Sociais
Autor(es): André Ribeiro da Costa, Rudimar Henrique de Andrade Maciel, Adriana Strieder Philippsen, Brian Alvarez Ribeiro de Melo, George Lucas Moraes Pezzott
Resumo: As redes sociais revolucionaram a forma de divulgar informações, notícias e ciência. Por serem dinâmicas e com grande versatilidade de ferramentas para produção de conteúdo, elas possibilitam a ampla divulgação de notícias e conhecimento, ajudando a levar rapidamente informação a grandes públicos, ao mesmo tempo em que estabelecem uma conexão mais direta e envolvente com o público-alvo. Nesta direção e dentro do contexto universitário, o presente projeto de extensão teve como objetivo a criação e gerenciamento de um perfil oficial do Curso de Estatística da Universidade Estadual de Maringá (UEM) através da utilização da plataforma do Instagram a fim de aumentar a visibilidade do curso, promover a interação com potenciais alunos e engajar a comunidade acadêmica por meio da divulgação de informações relevantes sobre a área de Estatística como ciência e profissão. Foram realizadas ações de produção e curadoria de conteúdo, as quais consistiram de publicações de postagens abordando temas, como o Curso de Bacharelado em Estatística na UEM, entrevista do coordenador do curso na TV UEM, IV Workshop em Bioestatística e XVII Semana da Estatística - 2024 além de stories sobre o mercado de trabalho e demais curiosidades sobre o curso. Atualmente o perfil conta com 146 seguidores, sendo a maioria composta por estudantes do curso, além de docentes, ex-alunos e outras páginas ligadas à comunidade acadêmica da UEM e de outras universidades. Pode-se concluir que a rede social possibilitou uma comunicação mais dinâmica e direta com o público-alvo, respondendo dúvidas sobre a graduação e auxiliando potenciais ingressantes.