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UEM - Anais do Evento

Anais

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  • Cód. Trabalho: 49 | Palavras-chave: Psicopatologia; Gênero; Produtivismo.
  • Título: TEMAS EMERGENTES PARA A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO TRATADOS A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO
  • Autor(es): Bruno Peixoto Carvalho (Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural. Departamento de Psicologia, UFPR, Curitiba/PR, Brasil); (Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil); Silvana Calvo Tuleski* (Departamento de Psicologia, UEM, Maringá- PR, Brasil).
  • Resumo:

    O presente simpósio visa discutir questões candentes no âmbito da Psicologia como ciência, sob o prisma do materialismo histórico-dialético. Em tempos sombrios como o atual, que a polarização política e seu acirramento decorrente da exacerbação da luta de classes no interior do capitalismo, se apresentam como violência explícita em seus mais variados aspectos: contra usuários de drogas, contra pessoas em sofrimento psíquico, contra mulheres, contra negros e índios, contra crianças, etc. Por um lado, verifica-se o uso da força e a retirada dos direitos adquiridos pelos extratos mais pauperizados da população, objetivando a extração ainda maior de mais valia e acúmulo de riquezas. Por outro lado, evidencia-se o papel das mídias no embotamento da capacidade de reflexão sobre a realidade por parte da maioria da população, manipulando ideias, forjando consensos, acirrando polaridades e pondo os mais diversos extratos da classe trabalhadora em oposição, em antagonismo. Um contexto no qual é mais do que necessário tratar sobre formação, mas não qualquer formação no Ensino Superior. É urgente considerar qual o instrumental teórico-metodológico poderia orientar na analise do contexto atual em suas contradições, pautando ações que sejam aglutinadoras e não: fragmentárias, superficiais ou reducionistas. Estas últimas se tornam inoperantes para o enfrentamento do estado atual de esfacelamento da sociabilidade capitalista.

    Seguindo nesta direção, a primeira exposição intitulada O ensino de psicopatologia: relato de uma experiência discute possibilidades de se encaminhar o estudo sobre a Psicopatologia para além da sua centralidade nos aspectos biologizantes ou psicanalíticos, ou seja, trazendo a Psicologia Histórico-Cultural como uma abordagem importante no estudo desta temática.

    O trabalho objetivará apresentar uma experiência de ensino de psicopatologia que, inspirada pelo materialismo histórico-dialético, tenta: a) totalizar o conhecimento disperso da área e, ao mesmo tempo, b) oferecer um contraponto à tentativa de generalização do campo por parte da lógica diagnóstica da psiquiatria.

    A experiência em questão ocorre desde o ano de 2013, quando foram reelaboradas as disciplinas de Psicopatologia Geral I e II do curso de Psicologia do Campus de Paranaíba da UFMS. As disciplinas foram reelaboradas de modo a assegurar como conteúdos: a) o desenvolvimento histórico da psiquiatria; b) os fundamentos que sustentam a cientificidade dos manuais diagnósticos (em destaque o DSM); c) o manejo/crítica da diagnose desde o DSM; d) o modo como cada teoria estruturante do curso de psicologia em questão (no ca

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