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- Cód. Trabalho: 4776 | Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Atividades Motoras, Crianças.
- Título: PROJETO TEA EM AÇÃO: EXPERIÊNCIAS DE UM ANO DE IMPLANTAÇÃO
- Autor(es): Fernanda Piasecki Fazolli, Elaine Maria da Silva, Tiago Henrique Padilha Azevedo, Bruno Rodrigues
- Resumo:
PROJETO TEA EM AÇÃO: EXPERIÊNCIAS DE UM ANO DE IMPLANTAÇÃO
Fernanda Piasecki Fazolli (Centro Universitário Ingá - UNINGÁ, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP)*; Elaine Maria da Silva (Centro Universitário Ingá - UNINGÁ); Tiago Henrique Padilha Azevedo (Centro Universitário Ingá - UNINGÁ); Bruno Rodrigues (Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP)
*ferpiasecki@gmail.com
Eixo temático: Esporte, Inclusão, e relações étnico raciais
Introdução: O projeto TEA em Ação iniciou em novembro de 2023, em Maringá-PR, com a proposta de atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo atividades motoras semanais, que englobam os aspectos da psicomotricidade. Objetivo: Relatar, na perspectiva dos profissionais de educação física, as percepções sobre o desenvolvimento motor, socioafetivo e comportamental de crianças participantes do projeto TEA em Ação Metodologia: Desde sua implantação, no Centro Esportivo do Jardim Alvorada, o projeto TEA em Ação atendeu mais de 80 crianças com diagnóstico de TEA e nível de suporte 1 ou 2. As turmas eram divididas por idade (6 a 9 anos e 10 a 12 anos) e as aulas aconteciam no solo (4 turmas) ou na piscina (2 turmas). As aulas tinham duração de 45 minutos e eram conduzidas por profissional de educação física, auxiliado por estagiários da área. Resultados: Nos 12 meses de desenvolvimento do projeto foi possível observar inúmeras mudanças positivas tanto nos aspectos motores, quando socioafetivo e comportamental das crianças. Mesmo que não quantificadas sistematicamente, as melhoras motoras foram visíveis nas seguintes áreas psicomotoras: equilibração, práxis global e fina, lateralização, organização espacial e temporal, esquema corporal e tonicidade. Em relação ao aspecto socioafetivo, observou-se a criação de laços de amizade tanto entre as crianças quanto suas famílias, e esses laços extrapolam os muros do