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- Cód. Trabalho: 4744 | Palavras-chave: Políticas Públicas, Esporte, Gênero.
- Título: PERFIL DAS ATLETAS E EX-ATLETAS DA MODALIDADE DE NATAÇÃO BRASILEIRA E A INTERVENIÊNCIA DA ESCOLARIDADE NA PERMANÊNCIA DE MULHERES NA MODALIDADE
- Autor(es): Mayara Torres Ordonhes, João Victor Moretti de Souza, Fernando Renato Cavichiolli
- Resumo:
Introdução: O gênero pode ser compreendido como uma construção social e as discussões sobre esta variável partem da identificação e análise dos elementos distintivos existentes. No caso do esporte, por vezes, observamos disparidades relacionadas ao gênero, seja pela predominância de praticantes de um gênero específico, ou ainda, pela existência de conflitos relacionados à esta construção social. No caso específico da natação, embora o número de praticantes e competidoras tenha aumentado desde as primeiras competições com nadadoras do gênero feminino, ainda se pode identificar intervenientes para a continuidade de mulheres no esporte. Objetivo: A partir disso, o presente estudo objetivou caracterizar o perfil das atletas e ex-atletas da modalidade de natação brasileira e a interveniência da escolaridade na permanência de mulheres na modalidade. Metodologia: Para realizar o levantamento de dados, foi utilizado um questionário desenvolvido em conjunto com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) e disponibilizado para preenchimento em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A amostra desta análise consistiu em 143 participantes, sendo 76 atletas e 67 ex-atletas da modalidade de natação do Brasil do gênero feminino. Resultados: Por meio dos dados obtidos, pode-se verificar a predominância de atletas e ex-atletas da modalidade com titulações acadêmicas e renda familiares elevadas, cuja maior parte iniciou a prática na modalidade antes dos dez anos de idade e a competir na manifestação de rendimento entre 11 e 15 anos. As principais razões motivadoras evidenciadas foram: por sugestão familiar e para praticar atividade física no tempo livre. Com relação a categoria de abandono das ex-atletas, observou-se a predominância das categorias júnior e sênior, principalmente, em razão da falta de tempo para treinar e para poder focar nos estudos. Conclusão: Por meio da análise realizada, não se pode afirmar que, embora o foco nos estudos tenha sido evidenciado como uma razão para o abandono das atletas, não significa que as atletas tenham abandonado a modalidade antes, comparado aquelas que possuem titulação inferior. Tal fato corrobora com a literatura sobre a existência de diversos fatores intervenientes para a continuidade de mulheres no esporte.