• Cód. Trabalho: 4605 | Palavras-chave: DOHaD, obesidade, adolescência, exercício aeróbio, programação metabólica.
  • Título: TREINAMENTO CONTÍNUO DE INTENSIDADE MODERADA NA PERIPUBEDADE PROMOVE ADAPTAÇÕES CARDIOMETABÓLICAS CRÔNICAS EM RATOS MACHOS SUPERALIMENTADOS DURANTE A
  • Autor(es): Marcos Vinícius Martins, Letícia Ferreira Barbosa, Scarlett Rodrigues Raposo, Rafael Pereira Lopes, Veridiana Mota Moreira, Paulo Cezar de Freitas Mathias

O crescente sedentarismo e mudanças nos hábitos alimentares têm impulsionado um alarmante aumento nos casos de obesidade em todo o mundo, causando impactos adversos na saúde pública. Considerada um fator de risco para diversas doenças crônicas, afeta não apenas adultos, mas também crianças e adolescentes. Essas fases da vida são reconhecidas como críticas para a programação do metabolismo e o surgimento de complicações na idade adulta. Com base na plasticidade do desenvolvimento ainda na adolescência, surgiu a hipótese de que o exercício físico aeróbio de intensidade moderada nesse período pode reverter os efeitos de uma programação decorrente da obesidade na infância. Para testar essa teoria, exploramos o conceito Developmental Origins of Health and Disease (DOHaD), submetendo ratos a superalimentação na fase de lactação e um protocolo de treinamento aeróbico moderado na peripuberdade, avaliando parâmetros biométricos e metabólicos até o PND120. Ratos Wistar, fêmeas e machos, foram obtidos do Biotério Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM), alojados no Biotério Setorial do Laboratório Experimental de DOHaD (Lex DOHaD) e cruzados na proporção de 2:1. Em seu primeiro dia de vida (PND1), as ninhadas foram padronizadas para 9 filhotes por lactante e, posteriormente, divididas em 2 grupos experimentais, ninhadas normais (NL, Normal Litter) e ninhadas reduzidas para 3 filhotes por lactante (SL, Small Litter) no PND3. No PND30, os filhotes realizaram teste de esforço em esteira individual acoplada a analisador de gases Havard Aparatus®, para determinação do consumo máximo de oxigênio (VO2máx) e velocidade final da corrida (FWL). Com base na FWL as ninhadas foram separadas em grupos sedentários (S) e exercitados (E), constituindo 4 grupos experimentais: NLS, NLE, SLS e SLE. Os ratos dos grupos exercitados foram submetidos a protocolo de corrida de intensidade moderada em esteira do PND30 ao PND60, e teste de esforço no PND30, PND60, PND90 e PND120, quando foram eutanasiados. Os resultados indicaram que a redução da ninhada resultou em aumento de peso nos animais no PND120 (p=0,0015), adiposidade relativa elevada (p= 0,0097) e efeito do treinamento reduzindo esse parâmetro (p=0,0494). O protocolo de corrida em esteira também aumentou o VO2máx no PND60 (p=0,0101) e PND90 (p=0,0134) dos animais oriundos de ninhada reduzida. Concluímos, portanto, que a superalimentação precoce foi eficaz em induzir obesidade nos animais SL, e que o treinamento de intensidade moderada realizado na adolescência contribuiu para atenuar esse quadro, tanto pela melhora da capacidade cardiorrespiratória, como pela redução da adiposidade visceral.