Cód. Trabalho: 4596 | Palavras-chave: livro didático, eurocentrismo, ensino de história
Título: A temática indígena nos livros didáticos
Autor(es): Autora: Alana Lorrana de Santana Martins Ramos, Coautores: João Gabriel Policante, Karine Isabela Vargas Navarro de Mattos, Natanya Godoy da Silva, Juliano Gualberto Ribeiro; Orientador: Ailton José Morelli
Resumo: Percebendo a importância do livro didático para o processo de aprendizagem do aluno, iremos discutir como a cultura indígena é apresentada nesse instrumento de ensino. Levando em conta desde o início uma visão eurocêntrica já colocada nos primeiros planos de ensino no período colonial. Ao utilizar artigos científicos e nossa experiência com os alunos dos 6º anos, no qual tivemos contanto durante o PIBID, verificamos o manuseio do livro didático como fonte e a vivência dos alunos frente a essa temática. Que por vezes foi colocado como distante a nós, pois, em um momento onde o livro didático é a única fonte presente, cabe a ele apresentar de forma fidedigna certos aspectos, povos e variados assuntos concernentes com a realidade.