• Cód. Trabalho: 4576 | Palavras-chave: Bicamada lipídica, minerval, glioblastoma multiforme, fluidez de membrana
  • Título: Estudo da interação do 2OHAO com lipossomas de POPC por espectroscopia Raman
  • Autor(es): Marcos William Crisóstomo Silva, Sophia Hellen de Assis Domingues, Pedro Furquim Lanza Alves, Antônio Medina Neto, Francielle Sato

Estudo da interação do 2OHAO com lipossomas de POPC por espectroscopia Raman

Marcos William Crisóstomo Silva1, Sophia Hellen de Assis Domingues1, Pedro Furquim Lanza Alves2, Antônio Medina Neto1, Francielle Sato1, Kellen Brunaldi2

2Departamento de Ciências Fisiológicas, Universidade Estadual de Maringá

1Departamento de Física, Universidade Estadual de Maringá

O a?cido 2α-hidroxiole?ico (2OHAO) é uma alternativa promissora ao tratamento do glioblastoma multiforme humano (GBM), um tumor cerebral incurável. O 2OHAO age na membrana celular, promovendo alterações no conteúdo lipídico que resultam na redução de fluidez e na modulação da atividade de proteínas de membrana. Entretanto, ainda não está esclarecido se a influência na fluidez de membrana ocorre devido à interação direta do 2OHAO com os componentes lipídicos da membrana celular. Portanto, o objetivo deste trabalho foi investigar a interação do 2OHAO com a bicamada lipídica de lipossomas por espectroscopia Raman. Lipossomas de palmitoil-oleoil-fosfatidilcolina (POPC) do tipo LUV (large unilamellar vesicles) foram formadas pelo método de filme fino seguido de extrusão com um mini-extrusor. Os espectros Raman foram obtidos por meio de um microscópio Raman Confocal (laser de 532 nm e 20 mW de potência). Para tal, uma alíquota de 1μL da suspensão de LUV foi depositada e evaporada sobre uma lâmina de ouro polido. Os registros foram obtidos à temperatura ambiente, com uma resolução espectral de 9 a 15 cm-1 e em um intervalo de 4000 à 400 cm-1. A evaporação da amostra resultou na formação de um anel regular, com apenas a borda do anel apresentando as bandas características do POPC: I, estiramento C-C (1000-1200 cm-1); II, CH2 twist (1300 cm-1); III, CH2 bend (1440 cm-1); IV, estiramento C=C; e V, estiramento C-H (2800-3100 cm-1). O 2OHAO provocou alterações significativas nas bandas IV e V, indicativo de mudanças na estrutura da bicamada lipídica. Especificamente, houve um aumento na intensidade em 1654 cm-1 (estiramento C=C) atribuído à presença da cadeia insaturada do 2OHAO na membrana; e pequenos deslocamentos nas frequências de estiramento simétrico do CH3 (de 2925 para 2930 cm-1) e assimétrico do CH2 (de 2893 para 2896 cm-1). As razões de intensidade CHterminal/CHassimétrica [I2925/I2893 (controle): 0,842 - I2930/I2896 (2OHAO): 0,55] e CHterminal/CHsimétrica [I2925/I2852 (controle): 0,889 - I2930/I2852 (2OHAO): 0,625), marcadores de mudanças conformacionais na cadeia sn-1, sugerem diminuição na desordem e liberdade rotacional da bicamada lipídica, e aumento na interação intramolecular e intermolecular (empacotamento das cadeias dos fosfolipídios). Conjuntamente, os nossos resultados apontam para um efeito redutor de fluidez de membrana em decorrência da interação direta do 2OHAO com os fosfolipídios. Isso é significativo, pois a fluidez de membrana desempenha um papel importante na atividade de proteínas de membrana e na função celular em geral.