Título: Monitoria Especial como Estratégia para a Melhoria nas Condições de Permanência do Estudante com Deficiência e/ou Necessidades Educacionais Especiais
Autor(es): Mylena Branco Zielinski, Celma Regina Borghi Rodriguero, Elis Milena Veiga Moreira de Azevedo, Fabrícia de Cassia Grou de Paula , Hilusca Alves Leite, Rose Meire Bispo de Jesus Oliveira
Resumo: Este artigo apresenta a Monitoria Especial, como um programa de ensino, consiste numa estratégia visando a melhoria nas condições de permanência do estudante com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais (NEE) no espaço acadêmico da UEM. Trata-se de uma ação mediadora de apoio personalizado ao estudante com deficiência e/ou NEE, desenvolvida por um estudante parceiro, sempre que possível do mesmo curso, em atividades pedagógicas na UEM. A Monitoria Especial deve ser requerida junto ao Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e/ou Necessidades Educacionais Especiais (Propae) pelo próprio acadêmico que dela necessite ou ainda, sugerida por professores e coordenadores de curso. O programa foi criado em 2003 e, no ano letivo de 2022, 30 alunos, dentre os mais de 60 atendidos pelo Propae, foram beneficiados com essa modalidade de atendimento.