• Cód. Trabalho: 4570 | Palavras-chave: tolerância à glicose, resistência à insulina, adiponectina, ingestão alimentar, peso corporal.
  • Título: AS RESPOSTAS METABÓLICAS DE RATOS SUBMETIDOS AO JEJUM INTERMITENTE DE 12 HORAS EM DOIS DIFERENTES PERÍODOS DO DIA
  • Autor(es): Eduardo de Oliveira dos Santos, Kelly Guimarães Barros, Carolina Santos Campos de Oliveira, Letícia Ferreira Barbosa, Fernanda Losi Alves de Almeida, Cecilia Edna Mareze-Costa.

Eduardo de Oliveira dos Santos1, Kelly Guimarães Barros1, Carolina Santos Campos de Oliveira1, Letícia Ferreira Barbosa1, Fernanda Losi Alves de Almeida1, Cecilia Edna Mareze-Costa1

1 Universidade Estadual de Maringá

A restrição calórica está associada a benefícios à saúde, incluindo o controle do diabetes mellitus tipo 2 (DM2), no entanto, a restrição calórica de longo prazo é de difícil adesão. Um tipo de regime alimentar que está ganhando popularidade e sendo indicado por alguns profissionais da saúde é o jejum intermitente (JI), mas seus benefícios metabólicos são ainda questionados.  Este trabalho comparou os efeitos de dois protocolos de JI nas respostas metabólicas de ratos. O projeto foi aprovado pelo Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Estadual de Maringá (no 4431100321). Foram utilizados 24 ratos Wistar machos, com 55 dias de idade, separados em três grupos experimentais (n=8):  CO = grupo controle com alimentação ad libitum, J21 = grupo submetido ao JI de 12 horas iniciado às 21 horas, J09 = grupo submetido ao JI de 12 horas iniciado às 9 horas. Os protocolos JI ocorreram durante 9 semanas, de segunda a sexta feira, com alimentação ad libitum no sábado e domingo.  Os resultados obtidos mostraram que ambos os protocolos de JI melhoraram a tolerância à glicose em relação ao grupo controle.  Os animais do grupo J21 apresentaram menor ingestão alimentar em relação aos grupos CO (11%; p<0,001) e J09 (7%; p<0,05), com tendencia de menor peso ganho de peso corporal; redução de 15% no colesterol plasmático (p<0,05) em relação ao grupo CO e maior concentração de adiponectina plasmática em relação aos outros dois grupos (70%, p<0,001 em relação ao grupo CO e 40% em relação ao grupo J09, p< 0,01). O JI iniciado às 09 horas, apesar de não alterar a ingestão alimentar e o peso corporal, resultou em maior insulinemia (J09=17,39±1,80; J21=11,98±1,91; CO=10,49±1,56; p<0,05)  e índice HOMA-IR (SJ09=6,62±0,81; J21 =3,86±0,59; CO=2,83±0,37; p<0,01) que os outros dois grupos e, também,  menor  quantidade de gordura (49,65%; p<0,01)  e de glicogênio hepático (21,62%, p<0,01) que o grupo CO. Em conclusão, considerando os dados observados, o JI iniciado às 21 horas resultou em respostas metabólicas mais favoráveis para o controle do DM2, quando comparado com o JI iniciado às 9 horas.