A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: templates/anais.php

Line Number: 3

Backtrace:

File: /home/eventos/public_html/application/views/templates/anais.php
Line: 3
Function: _error_handler

File: /home/eventos/public_html/application/controllers/Anais.php
Line: 127
Function: view

File: /home/eventos/public_html/application/controllers/Anais.php
Line: 117
Function: _render_data_view2

File: /home/eventos/public_html/index.php
Line: 276
Function: require_once

UEM - Anais do Evento

Anais

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: templates/anais.php

Line Number: 41

Backtrace:

File: /home/eventos/public_html/application/views/templates/anais.php
Line: 41
Function: _error_handler

File: /home/eventos/public_html/application/controllers/Anais.php
Line: 127
Function: view

File: /home/eventos/public_html/application/controllers/Anais.php
Line: 117
Function: _render_data_view2

File: /home/eventos/public_html/index.php
Line: 276
Function: require_once



Visualizar trabalho
  • Cód. Trabalho: 4568 | Palavras-chave: Geometria, Formação inicial, Prática de ensino.
  • Título: Práticas de ensino de geometria na formação inicial de docentes: um relato de experiência
  • Autor(es): Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Etienne Henrique Brasão Martins, Jhuliany Vilela de Moraes, Débora Baptista da Rocha Segantine, Andreia de Cassia Goncalves Costa
  • Resumo:

    1. Introdução

    Entre as atividades realizadas pelo Laboratório de Ensino de Matemática (LEM/UEM), a formação para e na docência, isto é a formação inicial e continuada se destacam entre essas ações tendo-se em vista as limitações do próprio processo de formação inicial (Zampirolli, Trivizoli, Verrengia, 2020). Tal como salientado por Turrioni (2004), o “[…] pensar, criar, construir e descobrir estratégias de Educação Matemática” são características que marcam um laboratório voltado para o ensino da matemática. Isso porque, para a autora, esse espaço é “[…] um local onde se realizam experiências com materiais didáticos” (p. 64).

    Sendo assim, o LEM/UEM propõe-se à capacitação e instrumentalização de licenciandos, docentes, discentes da rede básica de ensino preconizando a reflexão a respeito dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, de forma a contribuir com formação desses sujeitos e, por consequência, com a melhoria do trabalho realizado na Educação Básica. Dentre as atividades realizadas pelo LEM/UEM, em parceria com os licenciandos do curso de Matemática e o curso de Formação de Docentes Normal, em nível médio, a qual visou refletir a respeito dos conceitos geométricos e de seu ensino em uma perspectiva teórico-prática com o uso de materiais manipuláveis e atividades que possa corroborar com o aprendizado das crianças. Dessa maneira, objetivou-se com esse trabalho descrever a experiência supracitada, em busca das relações entre formação docente e conceitos geométricos relevantes para o ensino.

     

    2. O ensino de geometria na formação docente

     

    Apesar de a Geometria se constituir como um eixo que possui conexões importantes com outros eixos da Matemática tais como: Grandezas e Medidas (área, perímetro e volume, distância, etc.) e Números e Álgebra (proporcionalidade), bem como, com o contexto social estando presente no nosso dia a dia: nas construções, na natureza, em obras de arte e nos objetos, é ainda pouco explorada pelos professores da Educação Básica em sala de aula conforme podemos perceber na fala da Profa. Dra. Regina Maria Pavanello: 

     

    [...] Eu ainda vejo a dificuldade dos alunos e futuros professores de Matemática quando se fala em Geometria. [...] realizamos algumas pesquisas sobre isso. Nós notamos em todos os cursos de formação continuada para os professores da rede pública que ministramos, a existência de uma grande dificuldade relacionada ao ensino da Geometria. O que os professores me diziam nesses cursos é que em sala de aula eles trabalhavam tudo de Álgebra, a Geometria ficava por último e não dava tempo (Moran, et. al., 2023, p. 6).   

  •  

×