Título: TRATAMENTO DE CURTO PERÍODO COM METFORMINA NA ADOLESCÊNCIA PODE ATENUAR AS DISFUNÇÕES CARDIOMETABÓLICAS EM RATOS PROGRAMADOS PELO MODELO DE SUPERNUTRI
Autor(es): Rafael Pereira Lopes¹, Scarlett Rodrigues Raposo¹, Marcos Vinícius Martins¹, Leticia Ferreira Barbosa¹, Maria Natalia Chimirri Peres1, Paulo Cesar de Freitas Mathias.
Resumo:
A obesidade é um problema global de saúde pública, causado pelo excesso de gordura corporal, incluindo fatores ambientais e socioeconômicos. Além de trazer uma série de efeitos negativos a longo prazo na saúde, como doenças cardiovasculares e diabetes mielites tipo II. O conceito conhecido como DOHaD (Origens desenvolvimentistas da saúde e da doença), investiga como as condições e exposições durante o período de desenvolvimento (gestação/lactação/adolescência) podem influenciar a saúde e o risco de doenças ao longo da vida. Estamos utilizando Ratos Wistar adultos, fêmeas (N= 20) e machos (N=10), foram adquiridos junto ao Biotério Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e acondicionados no biotério Setorial do Laboratório Experimental de DOHaD. No dia do nascimento, considerado como o dia 0 desses filhotes não fazemos nenhuma intervenção, no dia 1 é padronizado para 9 filhotes por lactante, e levado até o desmame dia 21, sendo padronizados para 3 ratos machos, dando origem ao grupo Ninhada Normal (NL). Já no grupo de redução de ninhada, SL é padronizado 3 filhotes por lactante no dia 3 e levado até o desmame, permanecendo 3 ratos macho. Aos 35 dias de vida os animais serão separados em dois novos grupos, sendo: Salina (S) e Metformina (M). Durante 12 dias, animais NL e SL foram tratados diariamente com salina (NaCl 0,9%), via intraperitoneal dando origem assim aos grupos NL-S e SL- S, ou então, tratados com metformina 100mg/kg de peso/dia, dando origem aos grupos NL-M e SLM. Sendo assim, o tratamento termina com 45 dias, os animais são levados até 105 dias de vida onde ocorreram a eutanásia. Próximo dos 100 dias será feita a avaliação glicêmica através dos testes de ITT (teste de tolerância a insulina) e OGTT (teste de tolerância a glicose via oral). CEUA: 9043040422. Estudos têm mostrado que a metformina, quando aplicada durante um período de desenvolvimento, pode atenuar a disfunção metabólica, reduzir o peso corporal e melhorar a homeostase glicêmica em ratos programados para desenvolver obesidade no modelo redução de ninhada. Nosso objetivo é que um breve tratamento com metformina pode atenuar a disfunção cardiometabólica em ratos adultos. Como resultado e conclusão, foi observada uma melhora no quadro, como diminuição do peso corporal e melhora glicêmica dos animais tratado com Metformina.