Cód. Trabalho: 4556 | Palavras-chave: Língua portuguesa, planejamento didático, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
Título: O ensino do gênero notícia para a produção de um jornal escolar
Autor(es): Emilly Vitória da Silva, Bárbara Vasconcelos Oliveira Mondego, Lilian Cristina Buzato Ritter, Silvia Kelly Do Amaral Pereira
Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência acerca de um processo didático-pedagógico para a elaboração de planos de aula de prática de produção textual com o gênero textual notícia, para os 1º e 2º anos do Ensino Médio, durante a disciplina eletiva de jornal, de um colégio estadual do estado do Paraná. Fruto da experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES/UEM), da área de Língua Portuguesa. A proposta pedagógica mostrou-se positiva, uma vez que atendeu nosso objetivo de trabalhar com o gênero textual notícia, de forma com que os alunos pudessem desenvolver a criatividade e a prática com a escrita. Por meio, da produção de um jornal escolar, nós, pibidianas, pudemos conhecer um pouco mais sobre o processo da escrita de cada aluno, colocando em prática nossos conhecimentos teórico-metodológicos referentes às concepções de linguagem.