• Cód. Trabalho: 4550 | Palavras-chave: Ensino de História, História, Prática Educativa
  • Título: As atividades práticas como ferramentas para o estímulo do interesse no ensino de história: um relato de experiência
  • Autor(es): Isadora Rodrigues Quirino, Heloísa Benedeti Giacomini, Luara Lóde Nunes, Mariana Hammoud Batista
    O presente resumo visa apresentar um relato de experiência dentro do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM) - campus sede, sobre as vivências e aplicações de atividades práticas no ensino de história em turmas de sexta série dos anos finais ensino fundamental do Colégio Estadual Alfredo Moisés Maluf, no município de Maringá. As atividades foram desenvolvidas a partir da observação das aulas de história para propor em conjunto aos professores supervisores atividades práticas que buscassem despertar o interesse dos alunos pela disciplina, construindo um conhecimento histórico dotado de sentido por meio da prática educativa, destacando-se nesse relato as atividades de construção de cerâmicas por meio do uso da argila dentre os conteúdos trabalhados sobre os povos Mesopotâmicos.