• Cód. Trabalho: 4167 | Palavras-chave: Anatomia humana; Disseminação de conhecimento; Inclusão social; Extensão universitária.
  • Título: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UEM LEVA A ANATOMIA HUMANA AO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DE MARINGÁ
  • Autor(es): Juliana Corá da Silva, Alyne Gabriele Barros de Oliveira, Júlia Regina de Andrade, Milena Babugia Pinto, Sara Suelen de Carvalho Oliveira, Carmem Patrícia Barbosa

A extensão universitária é um importante marco no ensino, pois possibilita maior interação entre o meio acadêmico e a comunidade externa, permitindo que o conhecimento produzido nas academias de ensino superior seja difundido a todos. Além disso, ações extensionistas oportunizam aos acadêmicos aplicarem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Nesse sentido, o projeto de extensão “Anatomia da UEM vai a escola - o ensino do corpo humano contribuindo para hábitos saudáveis de vida” objetivou valorizar a extensão universitária e a popularização do conhecimento, por meio de apresentações em um colégio público de Maringá-PR, ensinamos alunos do ensino fundamental e médio conhecimentos básicos de anatomia humana por meio de metodologias ativas e interativas. Um manequim anatômico do corpo humano foi produzido pelos discentes e enquetes foram aplicadas no início e no final das apresentações. Os resultados mostraram que os alunos apresentaram grande retenção do conhecimento repassado.