Cód. Trabalho: 4146 | Palavras-chave: Cultura de pares; Reprodução Interpretativa; Jogos Teatrais.
Título: A PRÁTICA TEATRAL COMO CONTRIBUIÇÃO NA SOCIALIZAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Maria Fernanda Garcia Carvalho
Resumo:
O presente trabalho apresenta uma análise da contribuição da prática teatral para socialização das crianças de 10 a 12 anos que frequentaram um curso de iniciação teatral fornecido pelo projeto de extensão “Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro" (PEPT). Procura-se investigar sobre a Cultura de Pares e a Reprodução interpretativa como defende Corsaro (2011), e sobre a influência dos jogos teatrais para uma melhor socialização dos pequenos conforme aponta Pereira (2018). A investigação caracteriza-se como uma pesquisa participativa (BRANDÃO, 1984), com análise dos relatórios construídos durante o curso. Constata-se que as práticas realizadas no curso, principalmente os jogos e exercícios, contribuem para que os participantes troquem conhecimentos e laços afetivos, construindo e conscientizando-se de uma maior socialização principalmente a partir da compreensão de que eles são seres ativos e produtores de cultura na sociedade em que estão inseridos.