Título: A PERFORMANCE COMO FORMA DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA BÁSICA
Autor(es): Charles Wilson Oliveira de Sousa, Sidmar Silveira Gomes
Resumo: O presente texto reflete sobre uma ação realizada no âmbito do projeto de extensão “Entre a Escola no Teatro e o Teatro na Escola: Interações e Pedagogias Possíveis” (UEM). Tal ação pautou-se na criação e realização da performance artística “A quem cabe o futuro do país?”, concebida a partir da dramaturgia “Conselho de Classe”, de Jô Bilac, e apresentada no Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM. Em diálogo com estudiosos/as do campo das Pedagogias do Teatro (ANDRÉ, 2017; SANTOS, 2017) e da performance (COHEN, 2009; FABIÃO, 2008), buscou-se refletir sobre os possíveis efeitos das performances artísticas no contexto dos processos de ensino-aprendizagem dados no âmbito da escola básica. Conclui-se que um desses efeitos é o de ressignificar as relações de ensino-aprendizagem, a partir do deslocamento de práticas, pontos de vista e percepções corriqueiros.