Título: Saltando sobre letras e números: a aprendizagem interdisciplinar por meio do Parkour
Autor(es): Emanuela Santana Cardozo1, Gabriely Steffany de Paula2, Alessandra Vieira Fernandes3, Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel4
Resumo: Apresentamos o processo de ensino-aprendizagem de Português e
Matemática no Ensino Fundamental I por meio da prática do parkour. Tratase
de um estudo descritivo baseado em relatórios de aula do projeto de
extensão Escola de Aventuras no Colégio de Aplicação Pedagógica. Os
resultados foram distribuídos nas seguintes categorias analíticas: 1)
descrição das atividades desenvolvidas; 2) percepções sobre o desempenho
das crianças; 3) avaliação sobre o progresso das crianças nos conteúdos
curriculares trabalhados. Sob uma abordagem interdisciplinar, o parkour
como tema gerador promoveu melhorias na aprendizagem de conteúdos
curriculares, diante da efetivação de estratégias pedagógicas e sistema de
repetição de tarefas