Título: O USO DO SOFTWARE BLENDER 3D COM O ADD-ON OrtogOnBlender NO PLANEJAMENTO CIRÚRGICO VIRTUAL: ANÁLISE NO TECIDO DURO BIMAXILAR
Autor(es): Yana Miranda Borges , Fernanda Lobo , Breno Gabriel da Silva , Lilian Cristina Vessoni Iwaki , Terezinha Aparecida Guedes , Liogi Iwaki Filho .
Resumo: A cirurgia ortognática é um procedimento recomendado a pacientes que possuem deformidades dentofaciais, ou seja, é um procedimento necessário para corrigir e reposicionar os ossos da mandíbula, e, por consequência, o posicionamento dentário de pacientes que apresentam diferentes graus de assimetria na região. O planejamento cirúrgico convencional bidimensional (2D) tem sido utilizado durante décadas para a correção de deformidades dentomaxilofaciais. Nos últimos anos, o planejamento cirúrgico virtual tridimensional (PCV 3D) vem se consolidando na área da cirurgia bucomaxilofacial, permitindo resultados cirúrgicos previsíveis, com redução no tempo operatório e menos complicações. Isso facilita a análise de possíveis alterações pós-operatórias em tecidos duros e moles da face. Sendo assim, o objetivo deste estudo retrospectivo observacional é avaliar a acurácia de pontos específicos de tecido duro bimaxilar do PCV 3D realizado no software Blender3D utilizando o add-on OrtogOnBlender reproduzindo os movimentos do PCV 3D realizado no software Dolphin Imaging & Management Solutions® e comparar com o resultado após um mês de cirurgia ortognática.. Os dados foram analisados no software R versão 3.6.0.