Cód. Trabalho: 4101 | Palavras-chave: Economia Solidária, consumidores, comportamento
Título: Decisão de Consumo: Contribuições da Economia Comportamental
Autor(es): Murilo Florentino Andriato*, Mara Lucy Castilho
Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo investigar a tomada de decisão de consumo dos participantes da quarta edição da Feira de Economia Solidária da UEM, ocorrida nos dias 14 e 15 de março de 2019. Para tanto, utilizou o método experimental através da aplicação de entrevistas semiestruturadas em uma amostra de 29 (vinte e nove) pessoas e como principais resultados pode-se listar: para adquirir produtos comuns, os entrevistados consideram preço (83%) - sendo que em 34% foi a primeira resposta, 38% a segunda e 10% a terceira – e procedência/qualidade (83%) - sendo que em 41% foi a primeira resposta, 31% a segunda e 10% a terceira -; quando se trata de produtos advindos da Economia Solidária, o preço aparece somente em 12% das respostas, sendo este percentual dividido igualmente entre segunda, terceira e quarta alternativas; em 71% dos casos os entrevistados citaram “outros motivos”, entre eles “ajudar as pessoas”, 47% afirmaram ser os princípios da Economia Solidária os determinantes do consumo, e 29% citaram a qualidade.