Cód. Trabalho: 4077 | Palavras-chave: Economia Neoclássica, Economia Comportamental, Decisão do Consumidor.
Título: A Economia Neoclássica e a Economia Comportamental: uma Análise Comparativa
Autor(es): Janaína de Lima Caciolato, Rosalina Lima Izepão
Resumo:
Atualmente tem crescido o interesse dos pesquisadores da área de Economia, pela análise do comportamento do consumidor. Neste aspecto, a Teoria Neoclássica foi pioneira, mas, atualmente, a Economia Comportamental vem ganhando espaço no meio acadêmico. Neste artigo tem-se como objetivo analisar alguns dos pressupostos teóricos da Economia Neoclássica e da Economia Comportamental, no que se refere aos elementos que podem afetar a tomada de decisão dos consumidores em relação à aquisição de determinado bem ou serviço e comparálos visando perceber seus possíveis pontos convergentes e divergentes. Metodologicamente, tratou-se de um estudo bibliográfico-descritivo. Os resultados da pesquisa mostraram que os fatores inerentes ao comportamento dos indivíduos/consumidores na tomada de decisão ultrapassam as premissas da Economia Neoclássica, o que comprova a autenticidade da Racionalidade Limitada abordada por Hebert Simon e pelos defensores da Economia Comportamental. Esta vertente do pensamento econômico, ao acrescentar os fatores psicológicos que exercem influência direta sobre a emoção das pessoas, e, também, os estudos no ramo da Neurociência, oferecem melhor compreensão referente ao processo de decisão do consumidor que é um ser racional, mas que também que possui alguma irracionalidade.