Título: Compostos fenólicos e atividade antioxidante de biscoitos sem glúten enriquecidos com farinha da casca da goiaba serrana (Acca sellowiana)
Autor(es): Heloisa Patrício Inácio, Thais Moriguti de Souza, Marina Volpato Dacoreggio, Júlia dos Santos Opuski de Almeida, Renata Dias de Mello Castanho Amboni
Resumo: A goiaba serrana (Acca sellowiana) é uma fruta nativa da região Sul do Brasil, recebendo este nome pela semelhança com a goiaba comum (Psidium guajava). Sua casca é comumente desprezada ao consumo por apresentar sabor ácido, adstringente e amargo, apesar de ser rica em compostos bioativos. Deste modo, biscoitos sem glúten enriquecidos com farinha de casca de goiaba serrana em diferentes concentrações (0%, 10% e 15%) foram elaborados e caracterizados em relação ao teor de compostos fenólicos totais e atividade antioxidante (DPPH e FRAP). O teor de compostos fenólicos totais aumentou com o acréscimo da farinha de casca de goiaba serrana, bem como sua atividade antioxidante determinada pelo método FRAP. Já o ensaio de DPPH, demonstrou que a atividade antioxidante das amostras adicionadas de farinha de goiaba aumentou em relação a amostra controle, indicando um produto com potencial bioativo e sustentável, pela reutilização de um resíduo como ingrediente.