• Cód. Trabalho: 2662 | Palavras-chave: Fronteiras Latino-Americanas, Imigração, Ocupação da Terra, Movimentos Sociais no Campo, Conflitos Agrários.
  • Título: FRONTEIRAS CONFLITUOSAS OCUPAÇÃO E COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX
  • Autor(es): Maurílio Rompatto, Leandro de Araújo Crestani

FRONTEIRAS CONFLITUOSAS: OCUPAÇÃO E COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX

Maurílio Rompatto

Doutor em História e Sociedade (UNESP)

Docente da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campus de Paranavaí

Leandro de Araújo Crestani

Doutor em História Contemporânea (Universidade de Évora)

Docente do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG

O presente simpósio temático tem por objetivo reunir trabalhos acadêmicos centrados na discussão sobre o processo de ocupação e colonização nas fronteiras da América Latina durante os séculos XIX e XX. Na perspectiva de problematizar a formação dos Estados nacionais até o período contemporâneo, mostrando que a ocupação das fronteiras foi um processo marcado por disputas externas e disputas internas, as quais, geralmente estiveram associadas a conflitos pela posse da terra. Ao discutir a temática das fronteiras internas, busca-se compreender a dinâmica da produção da fronteira, permitindo avançar na construção da história dos conflitos agrários, no entendimento que toda a produção de fronteiras pode ser analisada pela dinâmica impressa pelos sujeitos envolvidos em sua construção. Para entender a dinâmica da fronteira interna, não se pode deixar de indagar a formação da fronteira externa no que envolve o conflito entre nações. O entendimento é válido também para a região das três fronteiras, Argentina, Paraguai e Brasil. Particularmente no lado brasileiro dessa tríplice fronteira, no extremo oeste do Paraná, por ser uma região de colonização recente e de muitos conflitos agrários. Com isto, este simpósio tem por objetivo trazer para a discussão os conflitos agrários, políticos e culturais que marcaram a história recente desta e de outras regiões do Estado do Paraná. Além de temas voltados para esses conflitos, o presente simpósio tem por objetivo discutir também a questão indígena, a migração e movimentos sociais campesinos. Este leque de questões se justifica tendo em vista a grande quantidade de pesquisas acadêmicas no Brasil e nos países vizinhos sobre esses temas.

Palavras-chaves: