A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: templates/anais.php

Line Number: 3

Backtrace:

File: /home/eventos/public_html/application/views/templates/anais.php
Line: 3
Function: _error_handler

File: /home/eventos/public_html/application/controllers/Anais.php
Line: 127
Function: view

File: /home/eventos/public_html/application/controllers/Anais.php
Line: 117
Function: _render_data_view2

File: /home/eventos/public_html/index.php
Line: 276
Function: require_once

UEM - Anais do Evento

Anais

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: templates/anais.php

Line Number: 41

Backtrace:

File: /home/eventos/public_html/application/views/templates/anais.php
Line: 41
Function: _error_handler

File: /home/eventos/public_html/application/controllers/Anais.php
Line: 127
Function: view

File: /home/eventos/public_html/application/controllers/Anais.php
Line: 117
Function: _render_data_view2

File: /home/eventos/public_html/index.php
Line: 276
Function: require_once



Visualizar trabalho
  • Cód. Trabalho: 2647 | Palavras-chave: Cultura, Ditadura Militar, arte
  • Título: Cultura, artes e ditadura – militar
  • Autor(es): David Antonio de Castro Netto; José Augusto Alves Netto
  • Resumo:

    Os estudos que têm como temática os anos da ditadura militar brasileira se diversificaram à medida em que tiveram contato com os diferentes matizes teórico-metodológicas que transformaram a produção do conhecimento histórico. Desta maneira, a produção historiográfica transitou (e transita) da crônica jornalística dos anos 1960, passando pelos estudos de viés econômico e marxista dos anos 1970/1980 até atingir as mudanças impulsionadas pela vertente francesa da chamada “Nova História”, da micro-história italiana e da produção da nova esquerda inglesa, especialmente a partir dos estudos de E. P. Thompson. As transformações teóricas abriram caminho para que outros corpos documentais fossem integrados às pesquisas, possibilitando que novos campos de análise forneçam suporte para a compreensão deste período nefasto da história recente do Brasil.

    Entre estas “novas fronteiras” abertas, destaca-se o campo da cultura e de seu potencial de transformação social no contexto da chamada “arte revolucionária”. Assim, uma corrente historiográfica dedica-se ao estudo da arte enquanto espaço de crítica social, como o CPC da UNE, o Teatro de Arena e a música de protesto. Avançando para outros vieses do campo cultural, é possível notar, também, a presença de estudos que captam outras manifestações artísticas que compunham aquele cenário nacional, mas que não necessariamente faziam oposição à ditadura militar, o que demonstra que o campo da cultura também era um campo em disputa. Desta maneira, o objetivo deste simpósio é reunir pesquisas que abordem esta esfera, nas mais diferentes manifestações artísticas, tendo em vista os 21 anos de duração do período da Ditadura Militar, levando em consideração aproximações e distanciamentos, ou seja, pensar o campo da cultura, tanto no ponto de vista de sua oposição (arte engajada), quanto de seu aspecto condescendente (arte cooptada).

  •  

×