Visualizar trabalho
- Cód. Trabalho: 2643 | Palavras-chave: Ensino de História, Pesquisa, Teoria/Prática, História Pública. Pós-Graduação.
- Título: Pesquisas e Práticas em Ensino de História: articulações entre a pós-graduação acadêmica e a profissional
- Autor(es): Márcia Elisa Teté Ramos, Delton A. Felipe
- Resumo:
Pretende abrir a discussão para a relação entre a pesquisa e a prática no campo do ensino e aprendizagem histórica considerando os objetivos dos cursos de pós-graduação. Destaca as linhas de pesquisa em ensino de história dos cursos de pós-graduação denominados “acadêmicos” e os Mestrados Profissionais em Ensino de História (ProfHistória) tendo como objeto: políticas, propostas, currículos, produtos, livros didáticos, metodologias, experiências, etc., desde que devidamente fundamentadas na epistemologia da História¸ bem como em áreas afins. O Simpósio abarcará estudos sobre ensino e aprendizagem de história nos dois âmbitos, acadêmico e profissional, visando estabelecer um diálogo profícuo, entendendo que toda pesquisa neste campo compreende dois tipos de prospecção de futuro que são interdependentes: um pautado no ensino de qualidade, qual seja, o ensino capaz de desenvolver comportamentos e valores de uma sociedade democrática e outro de influenciar a História Pública no sentido de construir idéias, concepções, orientações históricas mais elaboradas/científicas para além da Universidade e da Escola.