Visualizar trabalho
- Cód. Trabalho: 2640 | Palavras-chave: Ensino de História, Aprendizagem Histórica, Formação de Professores, América Latina.
- Título: ENSINO DE HISTÓRIA NA AMÉRICA LATINA: Avanços, limites e novas perspectivas
- Autor(es): Eder Cristiano de Souza (UNILA), Tiago Costa Sanches (UNILA).
- Resumo:
As investigações e os debates sobre o ensino e a aprendizagem da História têm se difundido de forma relevante e abrangente nos últimos anos, possibilitando intercâmbios de experiências e conhecimentos em âmbito regional, nacional e internacional. Tanto no Brasil quanto nos demais países latino-americanos, a atualidade do debate tem foco em questões como as experiências históricas traumáticas e controversas e os desafios para o ensino, a necessidade de aproximação entre os debates epistemológicos e as discussões sobre o ensino, assim como as possibilidades de articulação curricular em âmbito regional, superando o ensino de história pautado no viés identitário e nacionalista. Tendo em conta esse panorama, o presente simpósio busca reunir trabalhos e fomentar debates sobre o ensino e a aprendizagem da História nos âmbitos escolar e universitário, tais como o ensino de temas relevantes e controversos, aspectos e desafios da aprendizagem histórica, formação de professores, avaliação, linguagens culturais, entre outros. O objetivo é promover e analisar o avanço das pesquisas na área, assim como avaliar limitações e identificar horizontes reflexivos, normativos e pragmáticos.