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UEM - Anais do Evento

Anais

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  • Cód. Trabalho: 2633 | Palavras-chave: BNCC, Reformas Educacionais, Ensino de História
  • Título: Ensino de História, mercantilização da educação, políticas educacionais e reforma do ensino no Brasil: a BNCC e suas rimas
  • Autor(es): Pedro Paulo Lima Barbosa
  • Resumo:

    Nas últimas décadas, o Brasil tem passado por um aprofundamento em suas políticas macroeconômicas neoliberais. Estas transformações afetam não apenas o campo econômico como também outras áreas, tais como: sociedade, política, educação, enfim, toda a vida do ser humano a ponto de reorganizá-la de maneira sem precedentes. Devido às pressões do capital internacional, cada vez mais observa-se uma redução na autonomia do Estado-nação com o fim de atender às demandas do capital em detrimento de outros setores da sociedade. Neste sentido, as análises das políticas educacionais e seus desdobramentos na educação, em todos os níveis, devem ser levados em consideração em um espectro mais amplo de mudanças ocasionadas, dentre outros fatores, pela globalização, bem como por fatores geográficos, econômicos, políticos e culturais. As transformações advindas de políticas neoliberais e neoconservadoras na Educação culminaram, nos últimos meses, na aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isto posto, apontar continuidades e rupturas, quer radicais ou não, neste documento, é um desafio que se impõe aos pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento: historiadores, sociólogos, filósofos, pedagogos. Destarte, o objetivo deste Simpósio Temático (ST) é fomentar a troca de conhecimentos entre os pesquisadores que têm se debruçado sobre os estudos da BNCC não apenas na área de História como também nas demais áreas do conhecimento. Serão muito bem-vindos trabalhos que versem, diretamente, sobre qualquer aspecto deste documento, bem como sobre os reflexos e desdobramentos que a BNCC tem desenvolvido em âmbito municipal, regional, estadual, nacional ou em uma perspectiva comparada. Assim, convidamos todas e todos que tenham objeto de pesquisa correlato ao simpósio a se juntar ao debate.

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