Visualizar trabalho
- Cód. Trabalho: 2632 | Palavras-chave: Ensino de História, BNCC, Ensino por competências.
- Título: História Escolar e o ensino por competências presentes na BNCC, nos anos finais do Ensino Fundamental
- Autor(es): Pedro Paulo Lima Barbosa
- Resumo:
Na BNCC, a noção de competência é utilizada enquanto tratamento pedagógico de conteúdos. Neste sentido, o intuito do Governo Federal é alinhar as políticas educacionais brasileiras às políticas globalistas que advogam, para a Educação, valores internacionais. Esta mudança ocorre tanto por pressão social quanto mercadológica. Há também uma pressão internacional para esta reformulação por considerar o ensino por disciplinas como um conhecimento fragmentado, academicista, individualista, pouco relevante e atrativo aos alunos. A disciplina de História, como componente curricular, está inserida na Base Nacional Comum Curricular na área de Ciências Humanas. Tal como as demais áreas de conhecimento apresentadas (Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática, Ensino Religioso), as Ciências Humanas possuem um quadro de competências específicas. Neste sentido, nosso objetivo neste minicurso é trazer à baila novos desafios que a BNCC traz não apenas ao professor de História como também das demais áreas: o ensino por competências. Embora o foco seja a componente curricular de História, este minicurso dá a possibilidade de se estudar outras componentes contempladas pela BNCC do Ensino Fundamental dos anos finais.