Visualizar trabalho
- Cód. Trabalho: 2626 | Palavras-chave: História política, História do Brasil, Educação, Movimentos sociais, Diversidade.
- Título: HISTÓRIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: MOVIMENTOS SOCIAIS, ENSINO E DIVERSIDADE
- Autor(es): Ana Lúcia da Silva, Gislaine Gonçalves
- Resumo:
HISTÓRIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: MOVIMENTOS SOCIAIS, ENSINO E DIVERSIDADE
Dra. Ana Lucia da Silva – DHI- PPH - UEM
Dra. Gislaine Gonçalves - GEPAC - PPE- UEM
RESUMO: Ao depreender que a política está em diferentes espaços da vida social, neste Simpósio Temático objetiva-se analisar a História política e a atuação de movimentos sociais que pressionaram e pressionam o Estado brasileiro, para o estabelecimento de políticas públicas que dão visibilidade à diversidade, aos sujeitos anônimos, tais como indígenas, negros, mulheres, entre outros; historicamente silenciados na narrativa da Historiografia Tradicional e eurocêntrica. Propõe-se problematizar as políticas públicas educacionais no Brasil contemporâneo, os novos contornos políticos que anunciam o (des)compromisso com: o investimento na Educação, principalmente na pesquisa e no ensino na área de Ciências Humanas; e a autonomia de professores e professoras nas instituições de ensino de nosso país, desde a Educação Básica ao Ensino Superior, visto o crescente número de adeptos do Movimento Escola Sem Partido. Diante desta realidade brasileira, visa-se dialogar acerca da História política no Brasil contemporâneo e construir caminhos para a Educação democrática e antirracista, pautada na diversidade e no combate às múltiplas práticas de preconceito e discriminação.
Palavras-chave: História política, História do Brasil, Educação, Movimentos sociais, Diversidade.