Visualizar trabalho
- Cód. Trabalho: 2529 | Palavras-chave: Metodologia, Avaliação Diagnóstica, Teste t Pareado
- Título: Análise comparativa de uma avaliação diagnóstica com o processo metodológico de ensino
- Autor(es): João Vitor Magri da Silva, Beatriz Regina Brum
- Resumo:
O presente trabalho teve por objetivo avaliar estatisticamente a eficácia do processo metodológico realizado ao longo do período letivo (março-outubro) do Curso Comunitário Prisma na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio – Paraná. Dentro do qual foi observada a prática de ensino como sendo ela, em grande parte do tempo, puramente expositiva. Uma mostra de vinte e oito alunos foi utilizada para o estudo. As avaliações diagnósticas foram aplicadas em dois períodos de 2018, tendo como procedimento a reaplicação, em outubro, da mesma avaliação anteriormente aplicada em março. A mesma contemplava apenas questões de conhecimento matemático. A base de dados é composta pelo comparativo das pontuações de acertos, de cada aluno, antes e após a intervenção pedagógica no período citado. Devido a análise ter sido realizada em dois períodos distintos de tempo, em uma mesma unidade amostral, a correlação existente entre as pontuações da primeira e segunda avaliações foi considerada, sendo necessário a realização de um teste t pareado. Os pressupostos de normalidade e homogeneidade dos dados não foram violados, considerando valores-p superiores a 5% de significância. Na análise descritiva observou-se que a média da primeira avaliação foi inferior à da segunda, mas isso não garantiu significância estatística (p > 5%) pelo teste, de modo que, rejeitou-se a hipótese de aumento no desempenho escolar dos alunos envolvidos. A partir destes resultados concluímos que há necessidade de uma revisão do planejamento e práticas pedagógicas para o ano de 2019, uma vez que, não houve aumento significativo na média de pontuação.