Título: Análise de reações adversas a medicamentos procinéticos por regras de associação
Autor(es): Jessica Suzana Barragan Alves, Andrea Diniz, Josmar Mazuchelli
Resumo: A classe de medicamentos dos prócinéticos são prescritos em geral para o tratamento de distúrbios da motilidade gastrointestinal, refluxo gastroesofágico. Como o uso dessa classe de medicamentos é muito frequente, encontrar associações entre o aumento do risco de aparecimento de eventos adversos em pacientes debilitados ou susceptíveis é de extrema importância para o aprimoramento de ações de saúde pública. Neste estudo, foi realizada uma análise sobre os eventos adversos dos medicamentos procinéticos a partir o banco de dados do AERS (Adverse Event Report System) no período que corresponde à janeiro de 2004 até março de 2018.
O (AERS) é uma base de dados de informação aberta criada para apoiar o programa de monitorização pós-comercialização da FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos, para todos os medicamentos e produtos terapêuticos aprovados com o intuito de coletar e armazenar relatórios de segurança para o monitoramento da saúde da comunidade (YILDIRIM, 2015).
Para a pesquisa foram usados os seguintes medicamentos que compõe a classe dos procinéticos: bomoprida, cisaprida, metoclopramida, domperidona, meclizina, ondansetrona, alosetrona e tegaseroda. O objetivo deste trabalho foi explorar associações desconhecidas entre os eventos adversos a idade, o sexo do paciente e os desfechos dos eventos adversos. Para isso foi utilizado regras de associação e o algoritmo a priori.
A pesquisa resultou em 489.480 notificações onde verificou-se, o evento adverso e o desfecho mais frequentes, foi aplicado também o algoritmo apriori para mineração dos dados através de regras de associações, afim de cumprir o objetivo proposto.