A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: templates/anais.php

Line Number: 3

Backtrace:

File: /home/eventos/public_html/application/views/templates/anais.php
Line: 3
Function: _error_handler

File: /home/eventos/public_html/application/controllers/Anais.php
Line: 127
Function: view

File: /home/eventos/public_html/application/controllers/Anais.php
Line: 117
Function: _render_data_view2

File: /home/eventos/public_html/index.php
Line: 276
Function: require_once

UEM - Anais do Evento

Anais

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: templates/anais.php

Line Number: 41

Backtrace:

File: /home/eventos/public_html/application/views/templates/anais.php
Line: 41
Function: _error_handler

File: /home/eventos/public_html/application/controllers/Anais.php
Line: 127
Function: view

File: /home/eventos/public_html/application/controllers/Anais.php
Line: 117
Function: _render_data_view2

File: /home/eventos/public_html/index.php
Line: 276
Function: require_once



Visualizar trabalho
  • Cód. Trabalho: 2519 | Palavras-chave: Tendência, taxa de mortalidade, acidentes de motocicleta, regressão.
  • Título: Análise da tendência temporal das taxas de mortalidade por acidentes de motocicleta no Brasil
  • Autor(es): Gabriela Granzotto Fillipin, Edcarlos Vasconcelos da Silva, Beatriz Cardoso Lobato, Luciane Flores Jacobi
  • Resumo:
    A  busca por praticidade e baixo custo refletem o aumento da aquisição de motocicletas no Brasil. Porém, a falta de estrutura nas estradas e a imprudência, principalmente dos jovens fazem com que acidentes e óbitos sejam recorrentes. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi verificar a tendência da série temporal da taxa de mortalidade por acidentes de motocicleta, para cada 100000 habitantes, e ajustar uma regressão para cada região do Brasil. Utilizou-se dados do DATASUS TABNET referente ao número de óbitos ocorridos durante o mês e a população anual por região, no período de 1996 à 2016. Para verificar a tendência das séries, utilizou-se os testes não paramétricos: Wald-Wolfowitz, Cox-Stuart e Mann-Kendall, para ∝=5%, com o auxílio do software RStudio, e o Gretl para as regressões. Todos os testes confirmaram a existência de tendência, já observada nos gráficos. O teste de Mann-Kendall indicou que todas as séries possuem tendência crescente, pois a estatística apresentou valores positivos. As regiões norte e nordeste atenderam todos os pressupostos de uma regressão linear, enquanto que nas regiões sul e sudeste, houve falha na independência dos dados, apresentando uma tendência quadrática. Na região centro-oeste o modelo linear falhou na independência e heterocedasticidade dos dados, corrigidas pelo método de Prais-Winter. A região Nordeste apresenta o maior número de motocicletas no trânsito, e também de acidentes, o que corrobora com a tendência crescente da mortalidade apresentada nos testes, seguida da região Norte, salientando a importância de políticas públicas mais intensas para reduzir as taxas de mortalidade.
  •  

×