Cód. Trabalho: 1889 | Palavras-chave: Ensino de História; Ensino na Contemporaneidade; História Contemporânea e Ensino de História.
Título: Ensino de História na contemporaneidade: desafios e dilemas
Autor(es): David Antônio de Castro Netto; Arnaldo Martin Szlachta Junior; Márcio José Pereira;
Resumo:
A História ensinada, e a pesquisa do Ensino de História passam por um momento complicado, sendo comum ataques de vários setores da sociedade. A sua desvinculação da vida prática e cotidiana de professores e alunos vem corroborar tal constatação. Torna-se necessário refletirmos sobre qual o valor da História na contemporaneidade e a sua aplicabilidade para uma intervenção positiva na sociedade. Este simpósio busca trazer alguns debates e suas complexidades no processo de ensino e aprendizagem, bem como na pesquisa do ensino de História, evidenciando aspectos inerentes à formação inicial, ao papel do Estágio Supervisionado, o futuro dos curso de Licenciatura em História com o advento dos cursos de humanidades e a defesa da pesquisa do ensino de História como área de atuação no campo da história.