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- Cód. Trabalho: 1887 | Palavras-chave: História; Historiografia; Educação; Materialismo histórico.
- Título: Estudos em História e historiografia da educação: abordagem Materialista
- Autor(es): Ana Paula Aires Rodrigues; Marco Antonio de Oliveira Gomes
- Resumo:
O Simpósio temático “Estudos em história e historiografia da educação: abordagem materialista” tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão acerca dos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de história e historiografia da educação, cuja abordagem teórico-metodológica pauta-se nos pressupostos do materialismo histórico marxiano. Assim, este Simpósio tem como propósito reunir trabalhos que apresentem análises dos diversos objetos e temas possíveis dentro do campo de estudos proposto, pois reconhecemos que “mais do que nunca é necessária a crítica ao que se produz e se ensina em nome do que seja a construção do conhecimento científico e, também para esta crítica, afirmamos a propriedade da epistemologia marxiana.” (Martins, 2015, p.16). Trata-se, portanto, de um espaço crítico, destinado a discussão de pesquisas nas temáticas educacionais históricas, que tem como pano de fundo a questão essencial ao referencial materialista, que “não se pode perder de vista o fato histórico fundamental de que vivemos numa sociedade capitalista, produtora de mercadoria, universalizadora do valor de troca, enfim, uma sociedade alienada e alienante que precisa ser superada” (Martins, 2015, p.16). Deste modo, propõe-se pensar os objetos das pesquisas e os conhecimentos produzidos a partir da análise dos fenômenos históricos como fenômenos totais e concretos. Que são produzidos por meio das relações sociais de produção da própria vida, estabelecidas materialmente pelos homens, assim como indica a abordagem proposta por Marx (2016, p. 28), ao afirmar que a investigação tem de “apoderar-se da matéria, em seus pormenores, de analisar suas diferentes formas de desenvolvimento e de perquirir a conexão íntima que há entre elas. Só depois de concluído esse trabalho é que se pode descrever adequadamente, o movimento real”.