• Cód. Trabalho: 1847 | Palavras-chave: Relações Étnico-Raciais; Escola; Lei 10.639/03.
  • Título: Relações Étnico-Raciais e a Lei 10.639 no Contexto Escolar
  • Autor(es): Eloá Lamin da Gama; Hilton Costa; Daniara Thomaz
    O Simpósio Temático Relações Étnico-Raciais e a Lei 10.639 no Contexto Escolar busca reunir trabalhos de discentes e docentes de diferentes áreas do conhecimento preocupados com o ensino de história e cultura afro-brasileira, bem como a discussão das relações étnico-raciais no âmbito escolar. Almeja-se reunir estudos que abordem temas como a resistência em relação à inserção dos estudos de temática racial no ensino brasileiro, reflexões acerca das possíveis contribuições de um ensino voltado para as relações raciais. Configurando-se assim os seguintes os objetivos: 1) refletir sobre a aplicação da Lei 10.639 no ensino brasileiro; 2) analisar os efeitos do estudo das relações étnico-raciais e daimplementação de políticas públicas para a promoção de uma educação antirracista; 3) compreender a eficácia de tais estudos no entendimento do racismo brasileiro. O reconhecimento da diversidade racial brasileira, assim como a valorização da identidade negra e reconhecimento da contribuição cultural afro-brasileira, itens inclusos nas diretrizes curriculares para educação das relações étnico-raciais (2004), compõem as normativas para a Educação brasileira, todavia o seu não-cumprimento resulta em um ensino insensível para a realidade sociorracial de nosso país, sendo assim, o Simpósio Temático Relações Étnico-Raciais e a Lei 10.639 no Contexto Escolar objetiva a promoção deste tema e, consequentemente, a contribuição para a eficácia do ensino das relações étnico-raciais na Educação brasileira.