Visualizar trabalho
- Cód. Trabalho: 1800 | Palavras-chave: Partido Alto, Educação Musical, Curso de Extensão.
- Título: Partido Alto: Do morro para a sala de aula.
- Autor(es): Weslley Ruy Velosa
- Resumo:
Este artigo consiste no meu relato de experiência, aplicado na disciplina de Estágio III, no ano de 2018, na UEM – Universidade Estadual de Maringá, no formato de Projeto de extensão, cujo objetivo é aplicar as técnicas em Educação musical estudadas durante a graduação, por meio do Samba de Partido alto, o público alvo são, tanto os colegas de academia em qualquer nível da graduação, quanto a comunidade externa, sem limites de idade ou conhecimento musical. O fio condutor escolhido para este curso de extensão foi o Samba de Partido Alto, onde as obras de três compositores foram objeto de estudo, Aniceto do Império, Xangô da Mangueira e Candeia, o Projeto foi aplicado durante três meses, com carga horária de noventa minutos de aulas semanais, que aconteceram às segundas feiras das 18:30h as 20:00h, na sala de Educação Musical da UEM. A intenção foi, criar um grupo capaz de reconhecer este gênero e suas especificidades, Letras, Ritmo, Harmonia e Melodia, conhecer os instrumentos característicos e suas atribuições, tocar o Samba do Partido Alto em Grupo, compreender a estrutura musical do Samba de Partido Alto, estudar o contexto histórico dos sambas de Xangô da Mangueira, Candeia e Aniceto do império e experienciar improvisos e criar seus próprios arranjos. Como resultado, foi possível desenvolver conceitos musicais como, pulso, dinâmica, intensidade, timbres, altura, densidade, duração do som, divisões rítmicas, estilos, conceitos históricos, apreciação, prática de conjunto, harmonia e melodia.