Título: Perspectivas sobre a criatividade em aulas particulares de instrumento musical e canto
Autor(es): Carolina Bee Araujo, Rosane Cardoso de Araújo
Resumo: Buscando ampliar as discussões sobre a criatividade em aulas de instrumento musical e canto, o objetivo deste trabalho foi investigar a concepção de criatividade de discentes, de cursos de graduação (licenciatura, bacharelado), mestrado e doutorado de uma universidade federal, que atuavam como professores de instrumento musical. A pesquisa justifica-se na necessidade de promover novas didáticas de ensino do instrumento musical, que sejam mais flexíveis, dinâmicas e adequadas às características cognitivas e interesses de cada um. Neste texto trazemos um recorte da pesquisa, apresentando os resultados acerca da presença de criatividade nas aulas ministradas pelos participantes. Como metodologia, utilizamos um estudo de levantamento realizado por meio de um questionário, com perguntas objetivas e abertas. Os resultados indicaram que 87% dos participantes acreditam que conseguem desenvolver uma aula criativa e que intentam estimular no aluno a criação, a autonomia, a autoexpressão e a flexibilidade. Como estratégias foram indicadas: a abertura de um espaço, durante a aula, para o aluno experimentar; a variação de materiais; o uso de conteúdos interdisciplinares; e a criação de desafios para os alunos resolverem.