Título: Perspectivas sobre a criatividade em aulas particulares de instrumento musical e canto
Autor(es): Carolina Bee Araujo, Rosane Cardoso de Araújo
Resumo: Buscando ampliar as discussões sobre a criatividade em aulas de instrumento musical e canto, o objetivo deste trabalho é investigar a concepção de criatividade de discentes, de cursos de graduação (licenciatura e bacharelado), mestrado e doutorado em música da Universidade Federal do Paraná que atuavam como professores particulares de instrumento musical. A pesquisa justifica-se na necessidade de promover novas didáticas de ensino do instrumento musical que sejam mais flexíveis, dinâmicas e adequadas às características cognitivas e interesses de cada um. Neste texto, trazemos um recorte da pesquisa, apresentando os resultados acerca da presença de criatividade nas aulas ministradas pelos participantes. Como metodologia, utilizamos um estudo de levantamento realizado por meio de um questionário, com perguntas objetivas e abertas. Os resultados indicaram que a maior parte dos participantes acredita que consegue desenvolver uma aula criativa. Para isto, intentam estimular no aluno a criação, a autonomia, a autoexpressão e a flexibilidade. Como estratégias para o estímulo da criatividade, foram indicadas pelos entrevistados a possibilidade de experimentação em aula, a variação de materiais, o uso de conteúdos interdisciplinares e a criação de desafios.