Visualizar trabalho
- Cód. Trabalho: 1727 | Palavras-chave: Profhistoria; Ensino de História; Pesquisa em Aprendizagem Histórica.
- Título: Ensino de História, História e PROFHISTÓRIA
- Autor(es): Bruno Flávio Lontra Fagundes; Márcia Elisa Teté Ramos
- Resumo:
O Simpósio Temático Ensino de História, História e PROFHISTÓRIA tem como fim ser um espaço de alunos-professores para a apresentação de seus trabalhos dentro do Programa – sejam os já finalizados, os em fase de finalização e mesmo os em desenvolvimento – a fim de trocar com seus colegas e professores suas experiências e questões conceituais e práticas componentes de seus projetos. Também serão acolhidas análises sobre a pertinência e a particularidade do Mestrado Profissional em Ensino de História e suas características, num contexto de dilemas por que passa o campo da História relativamente a reaproximação da universidade da escola, quando concebemos a presumida necessidade de dedicação de historiadores e seus cursos a práticas educativas e atividades que tornem a história uma atividade de produção de conhecimento valorizador de saberes históricos dentro, mas também fora, dos espaços escolares, visando a seu público especialista como a outros públicos – aqui em especial o público escolar com seu saber histórico obtido em meios não eruditos e não acadêmicos. Em vista disso, o ST acolherá trabalhos de alunos e professores de Graduação e de Pós-Graduação, assim como de professores das Redes Básicas de Ensino interessados em conhecer o PROFHISTÓRIA, suas características, dinâmicas e procedimentos.