Visualizar trabalho
- Cód. Trabalho: 1690 | Palavras-chave: Educação Permanente, Sistema Único de Saúde, Trabalho.
- Título: EDUCAÇÃO PERMANENTE NO DIA-A-DIA DO TRABALHO EM SAÚDE
- Autor(es): Gabriela Markus Chaves, Sandra Fogaça Rosa Ribeiro, Cátia Paranhos Martins, Guillermo Johnson, Beatriz Ravazine
- Resumo:
1 Introdução
O presente texto discorrerá sobre uma pesquisa realizada numa microrregião do Mato Grosso do Sul que resultou em uma cartilha educativa sobre Educação Permanente em Saúde (EPS) como um meio fundamental para a formação do trabalhador de saúde em seu cotidiano no trabalho. A pesquisa foi financiada pela FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2013 e discorreu sobre os processos de gestão e formação no Sistema Único de Saúde (SUS), mais especificamente sobre a Educação Permanente. Os principais pontos abordados foram: facilidades e dificuldades encontradas pelos técnicos e gestores, quais seus impactos no funcionamento da rede, dos processos de gestão e na saúde mental do trabalhador. A cartilha intitulada “Educação Permanente e redes de trabalhos no SUS” foi escrita com base nos resultados desta pesquisa realizada entre os anos de 2013 e 2015.
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a qualificação do trabalhador desde 2004 (Brasil, 2005). O trabalho é o eixo estruturante dessa política transversal. Sugere espaços de diálogo e reflexão sobre o cotidiano do trabalho; é embasada em quatro pilares: atenção, gestão, ensino e controle social (Ceccin, 2004). Após a institucionalização do SUS na Constituição Federal de 1988 novas regulamentações foram feitas para dar suporte ao novo modelo de trabalho em saúde, dentre eles a Educação Permanente, como um espaço de formação e de transformação no trabalho (Brasil, 1988). A EPS diferencia-se de Educação Continuada, esta última refere-se a cursos e formações em formato acadêmico e verticalizado, já a Educação Permanente é a formação no dia-a-dia, é o “encontro entre o mundo de formação e o mundo de trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho" (Brasil, 2004, p.10).
2 Objetivo
Relatar sobre os processos de gestão e Educação Permanente em Saúde numa microrregião de saúde, no âmbito do núcleo regional de saúde de Dourados.
3 Método
A pesquisa teve ênfase qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de uma combinação de técnicas: observação participante, grupo focal, entrevista e anál