• Cód. Trabalho: 1686 | Palavras-chave: Trabalho. Intervenções. Sociedade.
  • Título: PRÁTICAS DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO: (RE)CONSTRUINDO FAZERES
  • Autor(es): Evelyn Yamashita Biasi, Aline Cristina Tasca, Andréia Raquel Barbosa dos Santos, Bruna Ramos Rantichieri, Camila dos Santos Giorgiani, Camila Fernanda Rubio Maçaria, Daiane Ap. Costa dos Santos, Fernanda Guilherme Strabeli, Gabriela Marquesi Val, Jaqueline Lourenço, Luana Jundi, Lucilene da Silva Macedo, Naiara Lima Ventura, Marisa Emiko Miyata Teixeira.

Este resumo refere-se ao relato sobre as práticas de estágio em Psicologia do Trabalho realizadas pelos alunos do curso de Psicologia da UNIFAI-Centro Universitário de Adamantina/SP, sob supervisão da professora Ma. Evelyn Yamashita Biasi. O estágio em Psicologia do Trabalho é realizado em dois semestres prioritariamente consecutivos no 7º e 8º termo do curso de Psicologia. Os alunos necessitam cumprir certos pré-requisitos, nos quais algumas disciplinas constituem-se como base para o desenvolvimento posterior do estágio, entre elas: Psicologia do Trabalho, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social e Ética Profissional.

As práticas desenvolvidas situam-se no campo da Psicologia Social do Trabalho tendo a “intenção de questionar e apontar as condições e relações de trabalho que restringem as ações das pessoas, constrangem seus modos de ser e limitam suas condições de vida” (Sato, Coutinho & Bernardo, 2017, p. 14). De acordo com as autoras, o estudo e a intervenção dentro desta perspectiva deve ter seu olhar dirigido ao individual, mas também ao coletivo; ao objetivo e ao subjetivo; ao material e ao simbólico, considerando as relações entre tais dimensões e, principalmente, captando o mundo do trabalho a partir do olhar dos próprios trabalhadores.

Dentro dessa perspectiva, no presente grupo de estágio as práticas são voltadas para a saúde dos trabalhadores com atendimentos psicológicos para trabalhadores do setor público (professores, agentes comunitários, trabalhadores penitenciários), voluntários de organização de saúde e pacientes renais crônicos; processos de reabilitação e readaptação profissional por meio de atendimentos psicológicos e orientações aos sujeitos que vivenciam incapacidade física decorrente de acidentes com sequelas e/ou doenças que impedem o exercício laboral; orientação profissional para adolescentes e jovens, bem como para sujeitos em cumprimento de medida ou penas alternativas, ambos com o objetivo de aprimorar as identificações com as profissões e desenvolver um espaço de acolhimento aos conflitos decorrentes da relação com o trabalho.

Os objetivos do estágio em Psicologia do Trabalho são: desenvolver o olhar crítico-analítico dos alunos frente à relação homem-trabalho; produzir a capacidade de articular o conhecimento teórico visto ao longo do curso com o desenvolvimento prático do estágio; habilitar os alunos para o atendimento às populações específicas, bem como sobre a utilização das técnicas em Psicologia Social do Trabalho; prestar atendimento aos sujeitos que necessitem de práticas voltadas para a Psicologia Social do Trabalho e a Saúde do Trabalhador.

As metodologias são elaborad