• Cód. Trabalho: 1661 | Palavras-chave: Trabalho, Docente, Escola.
  • Título: “A AVALIAÇÃO NÃO É SÓ DO CONHECIMENTO DO ALUNO, MAS DO MEU TRABALHO!” ENLACES ENTRE A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E O TRABALHO DE PROFESSORAS DOS TRÊS P
  • Autor(es): Camila Trindade, Tielly Rosado Maders, Liandra Savanhago

“A AVALIAÇÃO NÃO É SÓ DO CONHECIMENTO DO ALUNO, MAS DO MEU TRABALHO!” ENLACES ENTRE A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E O TRABALHO DE PROFESSORAS DOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Camila Trindade* (Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá-PR, Brasil); Tielly Rosado Maders (Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Florianópolis-SC, Brasil); Liandra Savanhago (Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Florianópolis-SC, Brasil).

contato: trindadecami@gmail.com

Palavras-chave: Trabalho. Docente. Escola.

INTRODUÇÃO

O trabalho docente é uma prática social, uma vez que se articula “como expressão do saber pedagógico e este ao mesmo tempo, fundamento e produto da atividade docente que acontece no contexto escolar, numa instituição social e historicamente construída” (Azzi, 2012, p. 51). Isto é, o trabalho docente é desenvolvido a partir das relações estabelecidas entre os conhecimentos científicos produzidos sobre a docência, pelo saber pedagógico que fundamenta a ação docente e, também, é construído no cotidiano de trabalho do professor.

Nesse sentido, o processo de trabalho docente envolve tanto os meios, como os fins de todas as ações docentes “tanto em nível de sala de aula – trabalho pedagógico – quanto em nível de organização escolar – gestão do trabalho” (Hypolito, 2010, p.1). Assim, o processo de trabalho docente representa os modos de organização e gestão do trabalho coletivo, nesse sentido, o processo de trabalho docente não é limitado apenas a questões didáticas e pedagógicas.

Considerando esses elementos, a presente discussão