• Cód. Trabalho: 1451 | Palavras-chave: Informação profissional, Trabalho, Desemprego
  • Título: A informação profissional como um facilitador para o acesso ao mercado de trabalho
  • Autor(es): Ana Flávia Cicero Conde, Stéfani Pereira de Azevedo, Talita Aparecida Padilha da Silva, Raíssa, Tranin Dal-Prá, Rodrigo Abeche Rocha, Rodrigo Rizzo Sperandio

Introdução

A informação profissional visa informar os candidatos a respeito do mercado de trabalho na atualidade, abordando qual é o perfil de trabalhador que as empresas estão procurando, as competências que as vagas exigem, dentre outras informações relevantes que se fazem presentes na relação entre empresa e trabalhador. A informação profissional também pode possibilitar que os candidatos analisem as informações obtidas e decidam, a partir das oportunidades oferecidas pelas profissões, qual está mais de acordo com as suas características pessoais, pois as informações profissionais também visam a satisfação pessoal dos indivíduos. (Ferretti, 1988)

O objetivo geral deste resumo é discutir a oferta de informação profissional a pessoas que se encontram desempregadas como um via facilitadora para a volta ao mercado de trabalho formal. Neste sentido, apresentaremos os resultados obtidos no Estágio Supervisionado em Psicologia Organizacional e do Trabalho I, realizado pelos acadêmicos de Psicologia do Centro Universitário Unifamma, no ano de 2018, na Agência do trabalhador de Maringá – SINE.

Complexidades do mercado de trabalho atual

De acordo com Krawulski, Siqueira, Caetano, Cascaes e Soares (2000), o mercado de trabalho muda constantemente e tais mudanças exigem um novo perfil de trabalhador, que diz respeito daquele trabalhador que tem a capacidade de se adaptar a tais mudanças. Para os autores, os profissionais que se mantêm ativos são aqueles mais flexíveis e criativos, que estão sempre buscando adquirir novos conhecimentos. Desta maneira, o profissional se torna capaz encontrar soluções de acordo com os problemas que vão surgindo.

O fenômeno da globalização e da informação transformou o mercado de trabalho, tanto as empresas como os trabalhadores passaram a precisar se adaptar a essas transformações para se manter competitivos diante desse contexto instável e imprevisível. O avanço da tecnologia mudou a velocidade e a quantidade das informações transmitidas, trazendo consigo a imprevisibilidade desse novo contexto. (Chiavenato, 2014)

O mercado de trabalho na região de Maringá oferece inúmeras oportunidades para os indivíduos, sendo elas tanto para os que estão desempregados quanto para os que já estão inseridos no mercado e visam novas carreiras. Entretanto, partes destes colaboradores não são introduzidos no mercado pela falta de informação, o que pôde ser observado pelos profissionais que trabalham na agência do trabalhador. Foi diante desse contexto que surgiu a demanda deste local de est&aa