• Cód. Trabalho: 1326 | Palavras-chave: Ferimento por Arma de Fogo, Serviços Médicos de Emergência, Violência; Enfermagem.
  • Título: Fatores associados à ferimentos por arma de fogo atendidas pelo Samu norte novo paraná.
  • Autor(es): Lashayane Eohanne Dias, Aroldo Gavioli, Elizabeth Amâncio de Souza da Silva Valsecchi

Objetivos: Analisar perfil sociodemográfico e de mortalidade de vítimas de ferimentos por armas de fogo atendidas por um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Métodos: Estudo transversal dos registros de atendimento de 603 vítimas de ferimento de arma de fogo do SAMU, utilizou-se estatística descritiva, mapa de kernel para distribuição espacial e analise de associação Chi quadrado. Resultados: Maioria das vítimas do sexo masculino (94%) idade entre 21 e 30 anos (61,5%), sendo a maioria dos óbitos (73,7%) ocorreu nesta mesma faixa etária. A distribuição espacial demonstrou maioria das vítimas nos municípios conurbados da Região Metropolitana, com elevada morbimortalidade. Conclusões: Maioria dos óbitos jovens, em idade economicamente ativa com elevados anos potenciais de vida perdidos, causando um ônus social e econômico ao país. Os resultados podem fornecer subsídios para formulação de políticas públicas para prevenção da violência. Destacando a importância da Rede de Atenção às Urgências e Emergências.