Visualizar trabalho
- Cód. Trabalho: 1293 | Palavras-chave: Desempenho, Nova Economia Institucional, Sistema Agroindustrial, Carne bovina, Frango.
- Título: AMBIENTE INSTITUCIONAL E DISTRIBUIÇÃO DE EMBALAGENS: UMA ANÁLISE DE DESEMPENHO DOS SAG’S DE CARNE BOVINA E DE FRANGO.
- Autor(es): Mariela Meira Caunetto, José Paulo de Souza
- Resumo:
Este artigo tem como objetivo central compreender como o regramento institucional na distribuição de embalagens é capaz de influenciar no desempenho dos SAG’S de carne bovina e carne de frango no Brasil, mais especificamente no Paraná. Empiricamente busca esclarecer as bases da Nova Economia Institucional, no que diz respeito à atuação do ambiente macro institucional, seus integrantes e como se comportam dentro da cadeia produtiva. Busca também mostrar quais as regras vigentes e como é coordenada a distribuição de embalagens nos dois SAG’s estudados. Seu objetivo foi cumprido buscando referências em dados secundários que comprovem o desempenho dos mercados estudados, como se comportam na cadeia produtiva e como o regramento imposto a cada um deles é capaz de influenciar nos seus indicadores. Como resultado foi identificado que o regramento a respeito das embalagens ainda não é bem difundido, especialmente no SAG de carne bovina, mas que ao longo do tempo a preocupação com segurança alimentar foi ganhando espaço e o regramento institucional se aprimorando. Em relação à coordenação dos sistemas analisados, conclui-se que o SAG de carne de frango opera em uma cadeia mais complexa, integrada e coordenada do que os de carne bovina. Fato que pode estar intimamente ligado ao desempenho final deles, visto que ao longo do tempo o SAG de carne de frango foi ganhando mais espaço e crescendo no país, enquanto o de carne bovina estagnou-se e até diminuiu sua produção.