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UEM - Anais do Evento

Anais

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  • Cód. Trabalho: 1267 | Palavras-chave: Estudos organizacionais,Espaços organizacionais,Shoppings centers.
  • Título: AS PERCEPÇÕES SOBRE O USO DOS ESPAÇOS DE SHOPPINGS CENTERS: UM ESTUDO NA CIDADE DE MARINGÁ, PARANÁ
  • Autor(es): Lisiane Mattielo Bevilacqua, Maiara Moura da Silva, Tales Tadaki Nakata, Josiane Silva de Oliveira
  • Resumo:
    O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções de usuários e trabalhadores sobre o espaço dos shoppings centers. Consideramos que os shoppings centers são espaços híbridos por conjugarem a comercialização de diferentes produtos e serviços produzindo diferentes experiências para quem consume nestes espaços e para quem trabalha nos mesmos. O conceito de percepção é apresentado a partir do entendimento que este ocorre a partir de diferentes estímulos dos sentidos que são compreendidos e interpretados pelas pessoas. A pesquisa de campo foi realizada em um shopping center localizado na cidade de Maringá, Paraná. Foram entrevistadas dez pessoas, sendo cinco consumidores e cinco trabalhadores destes shoppings por meio de um roteiro estruturado de perguntas sobre o uso dos espaços da organização pesquisada. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo a partir de três categorias, sendo estas: ocupação do espaço, localização e conforto. Os resultados da pesquisa indicam que os shoppings centers são espaços de lazer, mais do que de consumo de produtos, localizados em centros econômicos das cidades; há uma tendência de grupos homogêneos frequentarem os shoppings nos mesmos dias e horários; e as percepções do ambiente interno do shopping tem relação direta com o tipo de grupo social que faz uso desse espaço.
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