Cód. Trabalho: 1263 | Palavras-chave: estatística descritiva, tempo de leitura, nota de português, relação linear
Título: Tempo de leitura e nota de português: há relação?
Autor(es): Thairone José Lobo dos Santos, Vitória Mendes Paz. da Silva (PIBIC/CNPq/UEM/CAP), Vanderly Janeiro, Angela Mª. Marcone de Araújo
Resumo: A maioria dos alunos não tem consciência da importância, da necessidade da leitura em seu processo de aprendizagem, isto é, na maioria das vezes lêem por obrigação, sem dar à leitura seu valor real, e nem percebem o desenvolvimento no seu vocabulário no seu cotidiano. Neste trabalho busca-se verificar a existência da associação entre as variáveis tempo dedicado à leitura, mensurada em minutos, e notas da disciplina de Português. O banco de dados foi composto por um grupo de noventa alunos do C.A.P, escolhidos aleatoriamente. Inicialmente observou-se por meio de gráficos de dispersão uma tendência linear positiva entre variáveis em estudo, resultado que foi confirmado pelo coeficiente de correlação linear, r = 0,9121, indicando que quanto maior o tempo (minutos) destinado à leitura, maior será o rendimento escolar, neste caso avaliado pela nota da disciplina de Português. Posteriormente, os dados foram ajustados por meio de um modelo linear simples cujo coeficiente de determinação foi R2 = 0,8319, indicando que o modelo explica 83% da relação entre tempo, em minutos, dedicado a leitura e notas de português obtidas pelos alunos. O modelo construído mostra que para cada minuto de leitura espera-se que o aluno tenha um acréscimo em sua nota de 0.06. As analises foram realizadas por meio da planilha Excel e do software RStudio.